quinta-feira, 3 julho, 2025
21 C
Alta Floresta

VERGONHOSO: Brasil não participará de Sul-Americano Escolar

Date:

Crise econômica brasileira foi principal motivo para desfalque no campeonato

Na manhã de hoje (08) pais, técnicos e atletas escolares receberam a infeliz notícia de que este ano o Brasil estará de fora, pela primeira vez desde a criação da competição em 1997, dos 22º Jogos Sul-Americanos Escolares.
O evento acontece entre os dias 11 e 18 de dezembro em Medelín/Colômbia e reúne atletas escolares entre 12 e 14 anos de idade de países como Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Suriname, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além de Bonaire e Guiana que participam como convidados.
O presidente da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), Antônio Hora Filho encaminhou hoje um comunicado à todos os participantes lamentando profundamente a não participação brasileira após todos os recursos possíveis terem sido esgotados. “Infelizmente, após sucessivas e infrutíferas tentativas junto ao Ministério do Esporte e a outros possíveis patrocinadores, não conseguimos viabilizar os recursos financeiros suficientes para nos proporcionar uma viagem com tranquilidade e sem nada faltar à delegação (passagens nacionais e internacionais, hospedagem, alimentação, transporte interno, uniformes, seguro de vida, de saúde e de bagagem, despesas emergenciais, etc e etc.)”, disse o presidente.
Na carta, Hora destacou a questão da crise econômica e os entraves burocráticos para acentuar a impossibilidade da ida da delegação brasileira os Jogos Sul-Americanos Escolares: “Podemos garantir que não foi insensibilidade ou falta de vontade de todos a quem recorremos. A atual conjuntura política, junto com o agravamento da crise, que ora enfrentamos, criou-nos barreiras intransponíveis, principalmente com relação à burocracia e aos prazos curtos, que nos foram impostos, para cumprir uma legislação que nos impossibilitou de utilizar os recursos financeiros disponibilizados pelo Ministério do Esporte.”, reforçou o presidente da Instituição.
O Brasil tem no campeonato um histórico de vitórias e títulos conquistados, sendo o último, o de campeão geral da competição, alcançado através do crescente número de medalhas conquistadas nas nove modalidades em que participa (handebol, basquete, futsal, voleibol, judô, karatê, tênis de mesa, xadrez e atletismo).
Somente em 2016, os atletas escolares brasileiros participaram de 09 mundiais através das parcerias entre CBDE, ISF, Fisec e Consude onde foram conquistados títulos inéditos para o país como: o primeiro lugar geral na Gymnasiade, tricampeonato mundial de futsal, vice-campeonato mundial de vôlei feminino além de ranquear o Brasil entre os 10 primeiros lugares no tênis de mesa, basquete 3×3 e badminton.
Vale destacar que o evento é promovido pelo Consude e Ministros dos Esportes dos países participantes, ou seja, é um evento ligado ao Ministério e que, em anos anteriores contratou a CBDE para executar a participação do Brasil no campeonato tendo em vista sua ligação com o desporto no país.
Com certeza o Brasil perdeu e muito com a não participação no 22º Sul-Americano Escolar e, os resultados apresentados pelos milhares de atletas escolares, federações desportivas escolares, CBDE e todos que lutam pelo desporto escolar servem para mostrar a força que o desporto escolar tem no país e que sua participação no cenário mundial não pode ser descartada ou ficar a mercê de possíveis recursos e entraves burocráticos. (com esporteescolar)

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...

Arraiá da Floresta acontece neste fim de semana e terá shows regionais

A Praça da Cultura recebe, nos dias 4, 5...
Feito com muito 💜 por go7.com.br