sábado, 30 agosto, 2025
29.6 C
Alta Floresta

Date:

foto-ilustração

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada num posto de combustíveis, ontem de manhã, nas imediações da rodovia estadual (MT-208), no bairro Jardim Primavera em Alta Floresta. O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve incidentes envolvendo o contato direto com o animal.

Segundo o boletim de ocorrência, foi verificado que o réptil havia se abrigado em baixo de seu reboque, próximo ao pino de engate. Os militares realizaram sua retirada em segurança, com o auxílio de uma pinça de manejo. A serpente se encontrava saudável e sem lesões aparentes. Em seguida, foi colocada em recipiente e transportada até área de mata ciliar (situada em meio a córregos), para a soltura.

A Fundação Oswaldo Cruz detalha que a espécie atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir cerca 4 metros de comprimento durante a fase adulta. A constritora também possui uma camuflagem efetiva para mistura ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia de forma regular e poder ficar por vários dias sem se alimentar normalmente. A Fiocruz ainda informa que sua reprodução é ovípara, gerando até 50 filhotes por ninhada.

Elas são consideradas pacíficas, além de não possuírem qualquer tipo de peçonha. As jiboias vivem aproximadamente 20 anos.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Últimos dias: inscrições para o Processo Seletivo do IFMT terminam neste domingo (31)

O prazo para as inscrições do Processo Seletivo do...

IFMT Campo Verde estreia com título nos JIMT e vence Cuiabá por 2×1

Evento reuniu, entre os dias 24 e 29 de...

Praça de alimentação do 4º Encontro da Agricultura Familiar contará com empresas e empreendedores locais

O objetivo é incentivar os mutuenses a conhecer, procurar...
Feito com muito 💜 por go7.com.br