terça-feira, 1 abril, 2025
26.9 C
Alta Floresta

Extensa programação em Alta Floresta marca comemoração do Dia do Pioneiro

Date:

Comemora-se em Alta Floresta-MT nessa segunda-feira, 25 de novembro, o Dia do Pioneiro. A data em comemoração ao Dia do Pioneiro foi instituída através do projeto Lei de nº 1579/2007, de autoria da vereadora Elisa Gomes Machado que visa buscar e reconhecer o esforço, a coragem e as contribuições daqueles que ajudaram a fundar e a desenvolver o município de Alta Floresta, sejam eles Desbravadores ou Pioneiros.

Uma extensa programação foi idealizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura de Alta Floresta para comemorar esta importante data que visa também  homenagear a memória e o legado dos primeiros habitantes de Alta Floresta.

A programação iniciou no domingo (24) pela manhã com a realização da Missa na Igreja Matriz. No mesmo dia, no período noturno, o Aquarela Hamoa promoveu uma Roda de Viola.

Na manhã dessa segunda (25) foi realizado um café da manhã e entrega de placas de homenagem no Parque do Pioneiros. As 19h00 dessa segunda (25) acontece uma Missa na Igreja Santa Catarina. Na terça (26) as 19h00 o Teatro Agostinho Bizinoto recebe o tradicional Café Literário – Especial Dia do Pioneiros.

A programação se encerra na quinta (28) com a realização de um Culto na Igreja Batista Nacional.

O município de Alta Floresta foi fundado pelo colonizador Ariosto da Riva, apelidado pelo jornalista David Nasser de “O Último Bandeirante”, por ter a ousadia de penetrar na floresta amazônica e implantar um projeto de colonização. Naquele tempo, abrir estradas era um ato de coragem e determinação, o trabalho marchava lento, enfrentando árvores gigantes de angelins, mogno, castanha-do-pará dentre outras. Em maio de 1976, três anos após o começo da abertura da estrada, é que se acabou de desmatar a primeira clareira onde a cidade de Alta Floresta iria ser construída.

O município foi criado a 18 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.157. Em 3 de junho de 1980, o Presidente da República, João Figueiredo, visitou Alta Floresta e escutou de Ariosto da Riva a seguinte frase “…Alta Floresta terá o direito de se orgulhar por ter sido a cidade que em tempo recorde – apenas quatro anos – se tornou município, fato esse certamente único na história do País”. 

O nome de Alta Floresta deu-se em função da própria natureza da região, com mata alta e densa, já que o local se encontrava na região da Amazônia mato-grossense.

Confira programação

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Abril terá temperaturas acima da média em grande parte do país

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena parte...

Reajuste de 5% sobre medicamentos pode ser aplicado a partir desta segunda

O teto de reajuste dos medicamentos, estabelecido pela pela...
Feito com muito 💜 por go7.com.br