quinta-feira, 3 abril, 2025
23.9 C
Alta Floresta

AÇÃO PROCEDENTE: Juíza eleitoral explica como foi decisão que cassou prefeito de AF

Date:

Por Arão Leite/JCidade
Acusado de fraude eleitoral, uso indevido de meio de comunicação durante campanha, o prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba (União) foi cassado assim como seu vice, Robson Quintino (MDB). Os dois, segundo sentença, tiveram direitos políticos cassados ainda por oito anos e essa mesma pena é para o assessor Danúbio Ferreira e Alan Rodrigues, dono de uma página na internet qual teria sido usada de forma indevida pelo então candidato e seu vice nas Eleições 2024. E quem assinou essa sentença foi a juíza eleitoral da 24ª Zona, Janaína Dezanetti, que falou sobre sua decisão ao Jornal da Cidade e TV Nativa na terça-feira.
De acordo com ela, detalhar como foi a decisão e processo, não poderia entrar em detalhe, mas assegurou que sua decisão foi após analisar profundamente a denúncia que se tornou ação em 5 de novembro do ano passado, mas com caso investigado pelo Ministério Público e até Polícia Civil desde setembro também de 2024. “Antes de julgar analisamos profundamente e após julgamos procedente a ação do Ministério Público”.
A notificação ao prefeito foi na sexta-feira, 28 de março quando o próprio prefeito Chico Gamba, por rede social, gravou um vídeo e postou na internet, citando a decisão como absurda e que iria por meio de sua assessoria, ingressar recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, medida que segundo a juíza, é cabível. No entanto, comentou que sua decisão foi somente analisando a denúncia.
Embora cassado, prefeito Chico Gamba permanece no cargo, aguardando julgamento do seu recurso. Mas caso a decisão assinada pela juíza eleitoral seja mantida, deverá haver um novo pleito e os quatro sentenciados deverão conforme sentença, arcar com os custos da ‘Eleição Suplementar e nesse período de afastamento, se assim acontecer, o presidente da Câmara ficará a frente do cargo”, acrescentou a magistrada assegurando que o Tribunal Regional Eleitoral não deve demorar analisar o recurso do prefeito, vice e demais sentenciados em Alta Floresta.
A magistrada ao falar que poderá haver novo pleito em caso de confirmação da cassação, informou que o TRE automaticamente divulga abertura de processo para nova eleição onde candidatos ao cargo de prefeito e vice poderão entrar na disputa onde acontecerá uma campanha com tempo menor, mas para a nova escolha do prefeito à gestão que começou em janeiro de 2025 e vai até dezembro de 2028.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Pilotos mato-grossenses já estão no Chile para Panamericano de BMX

No sábado (5/4) e domingo (6/4) os melhores pilotos...

Prefeito Leandro Félix promove mudanças estratégicas no secretariado de Nova Mutum

As mudanças busca consolidar seu protagonismo regional com uma...

Prefeitura divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2025

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que...
Feito com muito 💜 por go7.com.br