Por Arão Leite/JCidade
Acusado de fraude eleitoral, uso indevido de meio de comunicação durante campanha, o prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba (União) foi cassado assim como seu vice, Robson Quintino (MDB). Os dois, segundo sentença, tiveram direitos políticos cassados ainda por oito anos e essa mesma pena é para o assessor Danúbio Ferreira e Alan Rodrigues, dono de uma página na internet qual teria sido usada de forma indevida pelo então candidato e seu vice nas Eleições 2024. E quem assinou essa sentença foi a juíza eleitoral da 24ª Zona, Janaína Dezanetti, que falou sobre sua decisão ao Jornal da Cidade e TV Nativa na terça-feira.
De acordo com ela, detalhar como foi a decisão e processo, não poderia entrar em detalhe, mas assegurou que sua decisão foi após analisar profundamente a denúncia que se tornou ação em 5 de novembro do ano passado, mas com caso investigado pelo Ministério Público e até Polícia Civil desde setembro também de 2024. “Antes de julgar analisamos profundamente e após julgamos procedente a ação do Ministério Público”.
A notificação ao prefeito foi na sexta-feira, 28 de março quando o próprio prefeito Chico Gamba, por rede social, gravou um vídeo e postou na internet, citando a decisão como absurda e que iria por meio de sua assessoria, ingressar recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, medida que segundo a juíza, é cabível. No entanto, comentou que sua decisão foi somente analisando a denúncia.
Embora cassado, prefeito Chico Gamba permanece no cargo, aguardando julgamento do seu recurso. Mas caso a decisão assinada pela juíza eleitoral seja mantida, deverá haver um novo pleito e os quatro sentenciados deverão conforme sentença, arcar com os custos da ‘Eleição Suplementar e nesse período de afastamento, se assim acontecer, o presidente da Câmara ficará a frente do cargo”, acrescentou a magistrada assegurando que o Tribunal Regional Eleitoral não deve demorar analisar o recurso do prefeito, vice e demais sentenciados em Alta Floresta.
A magistrada ao falar que poderá haver novo pleito em caso de confirmação da cassação, informou que o TRE automaticamente divulga abertura de processo para nova eleição onde candidatos ao cargo de prefeito e vice poderão entrar na disputa onde acontecerá uma campanha com tempo menor, mas para a nova escolha do prefeito à gestão que começou em janeiro de 2025 e vai até dezembro de 2028.
AÇÃO PROCEDENTE: Juíza eleitoral explica como foi decisão que cassou prefeito de AF
Date:
