quinta-feira, 30 abril, 2026
31.9 C
Alta Floresta

Agricultura e Pecuária participa de intercâmbio de conhecimento organizado pelo Sebrae/MT

Date:

Foi realizado no mês de outubro, um intercâmbio de conhecimento que foi uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), onde convidou a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Souza, explica que o Sebrae desenvolve intercâmbios, onde elabora um roteiro para visitar propriedades, cooperativas e associações. Essas propriedades tem como atividade o cultivo de hortaliças hidropônicas ou convencional.

“Essa visita é uma interação para que possamos conhecer novas tecnologias, formas de cultivo, manejo de cultivo e organização na comercialização”, explica o secretário de Agricultura e Pecuária. Ao todo foram seis dias de intercâmbio, onde foram realizadas 12 visitas, sendo em propriedades, cooperativas e associações.

Por exemplo, um dos locais visitado foi o Ceasa de Brasília, onde conheceram a dinâmico de funcionamento e organização administrativo. “A associação de produtores utiliza o Ceasa como uma forma de mercado”, explica. Souza.

O secretário explica que o intercâmbio procurou conhecer dinâmicas de comercialização que atuem no atacado e varejo. “É importante saber como realização os dois tipos de comercialização”. Aqui em Alta Floresta, a Secretaria de Agricultura e Pecuária quer incentivas a compra institucional, ou seja, busca fomentar a comercialização dos agricultores para os órgãos públicos.

“Conseguimos fazer uma boa troca de experiências. Como eles estão fazendo e o que podemos utilizar. Eles já possuem anos de atuação e isso pode nos auxiliar em ajustar algumas metodologias para a nossa realidade”, explica.

Uma das visitas foi no Assentamento Chapadinha, onde residem mais de 800 famílias. Inicialmente a comunidade se organizou em associação, mas, passaram a se organizar como cooperativa. Em 2023, o assentamento comercializou R$ 5 milhões, através das chamadas públicas e feiras itinerantes. Onde o Governo do Distrito Federal adquire para a merenda escola ou a própria Conab por meio de chamadas públicas.

O intercâmbio teve somente a participação de técnicos, onde foram também foram visitadas duas propriedades que trabalham com hortaliças orgânicas, sendo o objetivo conhecer as técnicas de manejo para controlar pragas e doenças, além de conhecer o processo de desenvolvimento de diversificação e de produção.

Em Alta Floresta, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva de hortaliças, dentro da agricultura familiar, e nesse contexto irá atender, por exemplo a Comunidade Gualalupe, que já desenvolver algumas ações. “Vamos intensificar esses trabalhos junto a agricultura familiar”, finaliza o secretário.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 começam em maio e devem ampliar participação de alunos

A Prefeitura de Cuiabá realiza, entre os dias 23...

Corrida do Trabalho deve reunir 1,8 mil participantes em Cuiabá

Largada será às 6h, no bairro Paiaguás, com percursos...

Comunicação da ALMT vence Prêmio Social Media Gov com case inovador

Premiação aconteceu nesta quarta-feira (29), durante a 15ª edição...
Feito com muito 💜 por go7.com.br