Realizado no período de 19 a 21 de março em Cuiabá, o I Congresso de Secretarias Municipais de Mato Grosso contou com a presença de Alta Floresta. Na oportunidade, o município apresentou cinco iniciativas bem-sucedidas. O congresso ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal.
Durante o evento, que contou com a participação de 50 municípios e 213 experiências inscritas, segundo a organização, 182 experiências foram selecionadas para apresentação de banner e 32 para apresentação oral no “Me Conta Seu SUS na Mostra”.
Foram apresentados os projetos Implantação da PEP-HIV no pronto atendimento municipal 24h de Alta Floresta [Emiliana Aparecida dos Santos Batista]; Viva melhor sabendo: Diagnóstico precoce para infecções sexualmente transmissíveis (Unemat/AF) [Emiliana Aparecida dos Santos Batista]; Saúde na Escola: De olho no manchinha, buscando o diagnóstico precoce de hanseníase [Letícia de Faria Veiga Viotto Rosa]; Testagem rápida HIV, sífilis, hepatites B/C no sistema prisional de Alta Floresta [Laila Burli da Costa]; Projeto Prevenir, ação de combate e prevenção a pediculose, escabiose e verminoses [Claudiomiro Viera Germano da Silva] e Não deixe morrer seu sorriso: saúde bucal contra o câncer de boca [Magda Eliane Pierin].
Todos os projetos foram expostos por meio de banners e os projetos Prevenir, ação de combate a pediculose, escabiose e verminoses e Não deixe morrer seu sorriso: saúde bucal na luta contra o câncer de boca, realizaram apresentação oral.
É importante destacar que, além de expor as boas iniciativas realizadas em Alta Floresta, também houve a troca de experiências com os outros municípios participantes. Promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), o congresso recebeu diversas autoridades no assunto, incluindo o Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, o Presidente do Cosems/MT, Flávio Alexandre dos Santos, toda a Diretoria, membros do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e os Secretários de Saúde Municipais.