sábado, 25 maio, 2024
26.8 C
Alta Floresta

Alta Floresta dará início a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Date:

Terá início na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, um trabalho que marca o início da uma nova fase da coleta de resíduos do município. Através deste trabalho serão coletadas informações que irão nortear os trabalhos que envolvem a gestão de resíduos sólidos do município. Mais do que isso, representa as diretrizes que serão seguidas para a implantação da coleta seletiva em Alta Floresta.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é o documento que consolida as diretrizes para a gestão ambientalmente responsável dos resíduos, em cumprimento à Lei Federal Nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Esta semana terá início uma série de ações que serão divididas em quatro etapas: diagnóstico, prognóstico, metas e ações e, finalizando com uma audiência pública, revisão do plano e aprovação em lei municipal.

“É muito importante que a sociedade se envolva. Todo esse trabalho irá culminar na coleta seletiva. São ações que irão beneficiar a comunidade de forma direta”, conclama a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite.

O primeiro passo é o diagnóstico que é um mapeamento da cidade quanto a coleta, tipo de resíduo que produzimos, será um espelho, uma fotografia de como estamos hoje. Na sequência virá o prognóstico, que consistirá na proposição de cenários futuros, com base em todo levantamento da nossa situação atual do município (dados esses levantado durante o diagnóstico) na qual definirá metas a serem alcançadas durante as atividades de gestão e manejo dos resíduos sólidos e serviços de limpeza urbana de Alta Floresta ao longo dos anos conforme definição do PMGIRS.

Logo em seguida vem as metas e ações e audiência pública, revisão do plano e aprovação em lei municipal, que terão como objetivo estabelecer metas a serem alcançadas e construção do plano, onde a população poderá se expressar e opinar.

“Esse é um momento muito importante para Alta Floresta. São essas ações que irão definir metas a curto, médio e longo prazo. É um direito do cidadão participar, afinal, é a comunidade que será a maior beneficiada”, finaliza.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h...

CBFS anuncia cancelamento da 10ª Taça Brasil sub-17 feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o cancelamento...

CARLINDA: Grave Acidente na MT-320 Deixa Caminhonete Destruída

Carlinda, MT - Um grave acidente de trânsito foi...

Tiro de Guerra realiza formatura em comemoração aos 36 anos da unidade em Alta Floresta

O Tiro de Guerra 09-001 realizou, na noite de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br