Alta Floresta, que também é polo no Nortão, ganhou 1.081 novas empresas, de micro, pequeno, médio e grande portes, em nove meses, segundo o levantamento do ministério da Economia. Os segmentos obras de alvenaria, vestuários e acessórios, salões de beleza, promoção de vendas, transporte rodoviário de cargas e serviços, lanchonetes, comércio a varejo de peças e acessórios de automotores, atividades de estética, entre outros representam o maior volume de novos negócios.
Entre estes novos estabelecimentos, 1.012 são microempresas, 30 de pequeno porte e outras 39 de segmentos diversos. No mesmo período, no ano passado, foram abertas 6 empresas a menos. Atualmente, o município tem 7.382 mil estabelecimentos ativos em diversos segmentos.
Em Juara (300 km de Sinop), Só Notícias apurou que 527 novas empresas foram abertas, de janeiro a setembro. Os setores de vestuários e acessórios, obras de alvenaria, salões de beleza, transporte rodoviário de cargas e serviços, promoção de vendas, entre outros representam o maior volume de novos negócios. O município, que tem forte potencial na pecuária e está entre os maiores criadores do Estado, tem 3.724 mil empresas administradas por empresários individuais, sociedade limitada, eirelli (tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, dentre outros.