(nativanews)
O primeiro Estradeiro Integração 2016, terá um percurso cerca de 1.150 quilômetros, saindo de Alta Floresta com destino ao Porto de Santarém no Pará, o objetivo é de mostrar aos governantes estaduais e federais a necessidade de uma rota para escoação dos grãos da Região.
A prefeitura de Alta Floresta estende convite, além de secretários, à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicatos e comercio em geral para participar. Para Sergio Passos, secretário de Indústria e Comercio e Turismo de Alta Floresta, “Parece não ter nada a ver convidar todos os setores, mas é só assim que vão conseguir sensibilizar nossos governantes”, afirma Sergio.
A ideia de levar o poder público ao Estradeiro Integração é tanto em mostrar os problemas das rodovias in loco como também cobrar soluções posteriormente. Dessa viagem, o poder público irá produzir relatórios, onde serão indicados os trechos mais preocupantes. “O principal objetivo do Estradeiro é conseguir colocar em prática o Conselho de Infraestrutura e Logística, que deverá opinar ajudando na destinação dos recursos. Além disso, nossa produção precisa de expansão, a logística precisa ser mais rentável para nossos produtores, posso dizer que os problemas que serão apontados no nosso relatório, com certeza deverão ser solucionados”, completa o secretário.
Enquanto coordenação do Estradeiro Integração, Antônio Ribeiro de Moraes acredita em sensibilização dos governantes para melhor viabilização dos produtos. “Acredito que devemos no relatório e in loco sensibilizar e cobrar a ligação asfáltica de Carlinda a Novo Mundo ou Carlinda a Guarita, onde por essas cidades já se tem acesso asfáltica para BR 163 e consequentemente para Santarém onde serão escoadas todas as nossas produções e ao mesmo tempo vindo a incentivar maiores investimentos na produção de grãos na cidade polo de Alta Floresta”, complementa.
O primeiro estradeiro está previsto para acontecer dia 16 de Novembro.