(nativanews)
O Índice de Gestão Fiscal do Município (IGMF) de Apiacás deu um salto significativo de 2014 para 2015, passando de 0,45 (Gestão em Dificuldade) para 0,61 (Boa Gestão). Com isso, o município deixou a posição 108 para ocupar a posição 56 no ranking do IGFM/TCE-MT. Durante o julgamento das contas de governo de Apiacás, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso destacou a melhoria do IGFM do município.
Lançado inicialmente em outubro de 2013 e atualizado em 2015, o IGFM-MT apura e dissemina informações sobre a eficácia fiscal no equilíbrio das receitas e despesas. Nas contas anuais de governo o TCE considera também o comportamento do Executivo Municipal no exercício das funções políticas de planejamento, organização, direção e controle das políticas públicas.
A Prefeitura de Apiacás recebeu parecer prévio favorável à aprovação das contas de governo, referentes ao exercício de 2015, sob a responsabilidade de Adauto José Zago. O relator das contas, conselheiro Domingos Neto, recomendou ao Poder Legislativo Municipal que determine ao prefeito o aperfeiçoamento do planejamento e da execução das políticas públicas nas áreas da Educação e Saúde, identificando os fatores que causaram a piora ou a ausência de melhora dos resultados das avaliações das políticas públicas.