Os bombeiros de Mato Grosso resgataram nesta sexta-feira (10) um bebê recém-nascido, de 20 dias, nas enchentes que assolam quase todo o território gaúcho. As enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul desde o fim do mês de abril deixaram ao menos 116 mortos, 143 desaparecidos, além de centenas de pessoas ilhadas e desabrigadas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul comunicou que 437 municípios foram afetados, e mais de 1,4 milhão de pessoas foram atingidas. Em vista deste cenário, o governo de Mato Grosso decidiu enviar equipes que se unirão a uma força tarefa para reduzir os prejuízos causados pelos temporais.
A equipe do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) foi para o Rio Grande do Sul na tarde do dia 3 de maio com dois pilotos e três tripulantes.
Já os bombeiros embarcaram no dia 4 de maio, com 11 militares, entre eles mergulhadores e dois cães farejadores, Bela e Maya, que já tinham atuado na enchente na região, em setembro de 2023.
Cachorro sendo resgatado nas águas. (Foto: reprodução)
Confira outros resgates que foram realizados pelos bombeiros de Mato Grosso ao longo desses dias:
Idosa sendo resgatada. (Foto: Reprodução)
Veja como Ajudar
Governo do estado do Rio Grande do Sul
O canal oficial de doações foi disponibilizado pelo Governo do Rio Grande do Sul. Chave PIX para doações é: CNPJ: 92.958.800/0001-38.