domingo, 8 novembro, 2026

Ciopaer e Corpo de Bombeiros resgatam piloto de aeronave que caiu em região de mata em Nova Canaã

Date:

Ação foi considerada de alto risco, já que a vítima caiu em uma área de mata fechada, montanhosa e difícil acesso pela via terrestre

Uma operação conjunta do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou com vida, nesta quinta-feira (09.01), o piloto de uma aeronave agrícola que caiu em meio a mata fechada no município de Nova Canaã do Norte (a 680 km de Cuiabá).

Ao chegar no local do acidente, a equipe da 12ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Colíder (a 632 km de Cuiabá) encontrou dificuldades para resgatar o piloto pela via terrestre, pois a aeronave havia caído em uma área montanhosa e de mata fechada. Foi solicitado então apoio a Base do Ciopaer de Sorriso para resgate aéreo da vítima.

O comandante do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, considerou o resgate de alta complexidade e que exigiu tanto dos tripulantes do helicóptero, quanto dos bombeiros.

“Ao sobrevoar a área, os tripulantes identificaram que não seria possível pousar, por ser uma área de mata fechada e com o solo irregular. Diante disso, os bombeiros e tripulantes abriram uma clareira para o helicóptero pairar próximo ao solo e fazer o resgate da vítima”, explicou.

A vítima apresentava fraturas no tórax e cortes no rosto, mas estava consciente. Ele contou que estava pulverizando uma lavoura próxima onde trabalhava. Durante a manobra de retorno, o avião perdeu a potência e caiu no meio da mata.

Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros. Em seguida, ele foi resgatado pelo Águia 05 do Ciopaer, que o encaminhou até a cidade de Colíder, onde uma ambulância dos bombeiros aguardava a vítima para levá-lo ao Hospital Regional do município.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cipem e Fiemt promovem encontros sobre exportação para empresários do setor florestal em Juara e Juína

Evento “Descomplicando a Exportação” será realizado nos dias 9...

Atleta de Alta Floresta busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Diemerson Souza Penha conquistou índice nas provas de lançamento...

Cuiabá recebe 26ª Corrida Homens do Mato nos dias 21 e 22 de novembro

Evento promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso terá...

Cuiabano Livas Damázio leva o Brasil à semi do Mundial de 16 anos

Livas Damázio, de Cuiabá (MT), que treina na Rede...
Feito com muito 💜 por go7.com.br