segunda-feira, 3 novembro, 2025
23.9 C
Alta Floresta

Cipem percorre a região do Médio Norte em encontro com empresários

Date:

Nova Maringá foi palco de mais uma edição da Reunião Itinerante do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). O encontro reuniu presidentes e representantes dos sindicatos empresariais da base florestal do estado, além de empresários e contadores da região.

O destaque da reunião, realizada no Cardume Gastrobar na sexta-feira (25), foi a apresentação sobre a Reforma Tributária brasileira, conduzida pelo advogado tributarista e consultor da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), José Lombardi.

Durante a reunião, o presidente do Cipem, Ednei Blasius, destacou as ações da entidade para desburocratizar o setor e fortalecer o comércio de produtos florestais, especialmente nas questões federais. Ele também reforçou a importância da união do setor para viabilizar essas iniciativas.

“A união do setor de base florestal fará toda a diferença para conquistarmos nossos objetivos de desenvolver essa atividade, que é fundamental para Mato Grosso. Somos responsáveis pela geração de emprego, renda e pela contribuição direta à manutenção da biodiversidade e da floresta em pé. Por isso, precisamos ser ouvidos e respeitados”, afirmou Blasius.

Cipem na estrada
Durante dois dias, o presidente percorreu indústrias associadas à base do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindinorte), ouvindo as demandas locais e levando informações para fortalecer o desenvolvimento da atividade florestal na região.

Assembleia Ordinária
Na tarde de sexta-feira (25), a diretoria do Cipem realizou a Assembleia Geral Ordinária na sede da Associação Comercial e Empresarial de Nova Maringá (ACEINMA). Entre os temas debatidos, estavam estratégias para ampliar a presença do setor em eventos nacionais e internacionais.

Um dos principais assuntos foi a organização da participação do setor florestal mato-grossense na próxima edição do Carrefour International du Bois, que acontecerá de 2 a 4 de junho de 2026, em Nantes, França. Considerado o maior salão profissional da indústria madeireira na Europa, o evento reúne fabricantes, comerciantes e profissionais de toda a cadeia produtiva da madeira.

Outro destaque da assembleia foi a preparação para a 4ª edição do evento Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado, que ocorrerá no dia 8 de maio de 2025, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC), organizado pelo Cipem em parceria com o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF).

Também foram discutidas ações para desburocratizar o setor e fortalecer o comércio de produtos acabados. O Cipem trabalha atualmente para alterar a legislação ambiental vigente, propondo mudanças na Resolução nº 411/2009 do Conama, que exige controle de estoque e emissão de Documento de Origem Florestal (DOF) para qualquer produto derivado da madeira nativa. A proposta visa facilitar a comercialização de “produtos acabados” como portas, batentes, forros e pisos, incentivando o mercado de produtos industrializados de madeira nativa.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Moradores de Três Lagoas morrem durante grave acidente em SP

Ewerton Cesar, Gabriella Fernandes e Letícia Benites morreram durante...

Atletas de Nova Mutum conquistam medalhas na fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê em João Pessoa (PB)

Os atletas mutuenses participaram, neste fim de semana, da...

Tribunal esclarece regra para acúmulo de aposentadoria e pensão após Reforma da Previdência

Posicionamento considera decisões recentes do STF e do TCU,...

Evento internacional de BMX no Rio de Janeiro recebeu 50 atendimentos médicos

“Os atendimentos mais grave foram encaminhados aos hospitais mais...
Feito com muito 💜 por go7.com.br