segunda-feira, 21 setembro, 2026

Comunidade escolar vai decidir sobre adoção do modelo cívico-militar em 17 escolas estaduais de Mato Grosso

Date:

Audiências públicas e votação serão realizadas nos dias 25 e 26 de março; resultado oficial será divulgado pela Seduc no dia 27

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove nos dias 25 e 26 de março audiências públicas em 17 escolas da rede estadual para que a comunidade escolar decida sobre a implantação do modelo de gestão cívico-militar nessas unidades. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (10.3).

A iniciativa integra a meta da Seduc para 2026, que prevê alcançar 205 escolas nesse modelo entre as 628 unidades da rede estadual. Atualmente, 170 escolas já adotam esse formato em diferentes regiões do Estado.

O processo de votação contará com a participação de servidores, estudantes e familiares, após uma etapa de escuta voltada à apresentação da proposta e ao recolhimento de opiniões e manifestações da comunidade escolar. O resultado oficial do pleito será anunciado no dia 27 de março.

As audiências e votações ocorrerão nas escolas estaduais Bonifácio Sachetti, em Itiquira; José Beijo, em Glória D’Oeste; Getúlio Dornelles Vargas, em Primavera do Leste; 31 de Março, em Canarana; Vinicius de Moraes, em Apiacás; Professora Amélia de Oliveira Silva e José Salmen Hanze, em Rondonópolis; João Florentino Silva Neto e São Luiz, em Cáceres; Rui Barbosa, em Alta Floresta; Alexandre Leite, em Ribeirãozinho; União da Chapada, em Campo Novo do Parecis; Vereador Bento Muniz, em Tangará da Serra; Mário Spinelli, em Pontes e Lacerda; Professor Agenor Ferreira Leão, em Cuiabá; Ludovico Vieira Camargo, em São José do Povo; e Rosmay Kara José, em Novo Horizonte.

Segundo a Seduc, a eventual adesão ao modelo cívico-militar não altera o currículo escolar. A gestão pedagógica permanece integralmente sob responsabilidade dos profissionais da educação da rede estadual, como diretores, coordenadores pedagógicos e professores civis, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A mudança ocorre na forma de gestão compartilhada. Nesse formato, a área administrativa e as ações relacionadas à disciplina passam a contar com o apoio de militares da reserva, que atuam em atribuições específicas, como organização de pátio, controle de entrada e saída, atividades de civismo e fortalecimento de valores como disciplina, hierarquia e organização.

Com a consulta pública, a Seduc reforça a participação da comunidade escolar na definição dos rumos de cada unidade, em um processo que busca ampliar o modelo no Estado sem interferir na condução pedagógica das escolas.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

ELEIÇÕES 2026 – Pivetta chega a 42,4% e abre 12,8 pontos sobre Wellington, aponta pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.352 eleitores em 50...

Mega-Sena acumula e pagará R$ 32 milhões na terça; confira dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena do Concurso...

Brasil fecha Copa do Mundo de ginástica com mais cinco pódios

Domingo na Hungria tem 2 ouros brasileiros com Flávia...

Festival Paralímpico de Cuiabá reúne centenas de pessoas no Ginásio Dom Aquino

Mais de 200 pessoas participaram da segunda edição do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br