sábado, 23 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Contadores e Prefeitura debatem soluções para morosidade na verificação de endereços em reunião no CDL

Date:

Empreendedores em Alta Floresta continuam enfrentando atrasos na constituição de empresas devido a um gargalo no processo de verificação de endereços. Apesar da implementação de sistemas digitais que permitem a abertura de empresas em até 24 horas, o processo esbarra na exigência de uma declaração de endereço que, em média, leva três dias para ser concluída.

Na tarde de quinta-feira (5), uma reunião foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta, reunindo o secretário de Fazenda, Paulo Moreira, servidores da prefeitura, profissionais da Engenharia, do setor de cadastro e contadores. O encontro debateu a lentidão nos processos de abertura de empresas e mudanças de endereço no setor de cadastro.

Durante a reunião, os contadores destacaram a necessidade de maior agilidade, especialmente em questões como declaração de endereço e licenças ambientais e sanitárias. Um ofício será enviado à prefeitura, formalizando essas demandas. Uma nova reunião está marcada para o dia 12, onde serão apresentadas propostas para resolver os problemas.

A questão da numeração dos imóveis também surgiu como um ponto crítico. Paulo Moreira alertou que qualquer mudança no sistema atual pode trazer impactos significativos para empresários e a população. “Uma coisa é implementar isso em loteamentos novos, outra é modificar a numeração de toda a cidade, especialmente no centro, sem aviso ou planejamento prévio. Isso geraria custos para empresários e clientes, além de demandar uma força-tarefa envolvendo o CDL e a Junta Comercial para garantir que as alterações não prejudiquem ninguém”, explicou o secretário.

Ele ressaltou que o método antiquado atualmente utilizado no cadastro imobiliário contribui para os problemas, dificultando a atualização automática de dados essenciais, como o número do imóvel, na abertura de empresas. “Temos pessoas vindo ao departamento apenas para obter uma numeração que deveria estar pronta no momento da aprovação do projeto. Isso ocorre porque o sistema é defasado, e há ainda problemas relacionados aos Correios, que só atendem com base no que já foi estabelecido”, completou.

A prefeitura estuda soluções para automatizar o sistema e modernizar o cadastro, mas Paulo Moreira lembrou que essas mudanças levam tempo. “Estamos trabalhando com um modelo de prevenção e atualização. Não será algo resolvido da noite para o dia. Isso levará, no mínimo, oito meses para ajustes e até um ano para implantação completa, considerando o processo de licitação”, afirmou.

Enquanto isso, empreendedores aguardam ansiosamente por melhorias que reduzam a burocracia e incentivem o crescimento econômico local.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br