Uma das principais peças eletromecânicas da Usina Hidrelétrica São Manoel já está a caminho da obra. O cubo do rotor Kaplan chegou a Alta Floresta no dia 30 de outubro e permanece na cidade até o dia 12 de novembro, data que seguirá rumo a Balsa do Cajueiro para atravessar o rio Teles Pires e dar continuidade ao percurso até o local do empreendimento. Cerca de 3.440 km foram rodados desde Taubaté (SP), local de onde saiu no dia 29 de setembro.
Devido às dimensões e velocidade reduzida durante o transporte, os motoristas que irão trafegar na rodovia MT-208 que liga Alta Floresta a Paranaíta devem estar em sinal de alerta. Apesar da redução do comprimento do conjunto transportador para equipamentos adaptados que viabilizem o deslocamento, todo o percurso será escoltado por veículos batedores até o destino final.
Com diâmetro que se aproxima a quatro metros e cujo peso é de 188 toneladas, a peça que vai compor uma das turbinas da usina exige operação especial na Balsa do Cajueiro. Para isso, serão instalados flutuadores na balsa Nara II, além de reforços estruturais e a regularização da margem do rio para atracação da embarcação.
Após a passagem, solicita-se aos moradores residentes na Gleba São Benedito assim como aos demais usuários da rodovia Gerson Serafim, reforço na atenção necessária para as ultrapassagens e, principalmente em locais que existem pontes. O transporte até o canteiro de obras continuará após a passagem, sem pernoites