Foi divulgado na noite de sexta-feira, dia 11 de outubro, o resultado da quarta edição do Concurso Municipal de Desenho, com o tema “Trabalho Infantil – Brincar e aprender, trabalhar quando crescer”. Essa foi uma iniciativa da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Estado de Mato Grosso (MPT/MT). A entrega dos prêmios ocorreu durante a Varanda Criativa, na Praça da Cultura. O resultado completo segue em anexo.
Participaram do concurso alunos matriculados no primeiro, segundo e terceiro ciclos da rede pública municipal e estadual, além de escolas particulares. Ao todo, foram 1.297 desenhos, representando um aumento de 63% nas inscrições em relação à última edição.
A estudante da quarta série da Escola Municipal Vilma Dias de Freitas, Nadhyne de Fátima dos S. Schutze, que conquistou o primeiro lugar, expressou sua felicidade no momento da premiação. “Foi muito importante participar. Estou muito feliz.” Segundo Nadhyne, uma de suas inspirações surgiu após assistir a um filme que abordava a temática do concurso.
Para o diretor da Escola Municipal Vilma Dias de Freitas, Everson André Pereira Schutze, a realização do concurso vai além da premiação. “Claro que uma premiação motiva os alunos, mas essa iniciativa vai além, pois desperta neles o entendimento sobre a importância do estudo. O concurso mostra ao aluno que trabalhar tem o seu momento.”
Representando a Diretoria Regional de Educação (DRE), polo Alta Floresta, o professor Sidney Chaves parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Todos estão de parabéns! Essa é uma ação que desperta nos alunos a importância do estudo. Parabéns aos organizadores.”
Para a jurada do Concurso Municipal de Desenho, Jane de Paula, esse momento é muito significativo. “Estar aqui é motivo de muita alegria. Quero agradecer às escolas por entenderem a importância deste momento e por participarem”, comemorou.
Além da realização do concurso, os 1.297 desenhos ficarão expostos na Galeria Inês Grade até o próximo dia 2 de novembro, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Para a diretora de Cultura e Juventude, Thayssa Conti Conca, o Concurso Municipal de Desenho possui um caráter lúdico na vida dos alunos. “O concurso desenvolve técnicas de desenho e aguça a imaginação e o senso crítico deles no enfrentamento ao trabalho infantil”, ressaltou.
O secretário de Cultura e Juventude, Edemar Savariz, que representou o prefeito municipal Chico Gamba no evento, destacou o caráter social do concurso. “O trabalho infantil ainda é uma triste realidade. Por esse motivo, o concurso desperta na sociedade, mas principalmente nos alunos, a importância do estudo e do direito ao brincar. Lugar de criança é na escola. Criança não tem que trabalhar, o dever da criança é brincar. Aproveito a oportunidade de agradecer à nossa ex-secretária Elisa Gomes, que foi a idealizadora do projeto.”
O concurso é um espaço para que os alunos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre essa temática. Os desenhos foram avaliados por um júri composto por profissionais da área de artes visuais, que consideraram critérios como criatividade, originalidade e relevância ao tema proposto.
Além da premiação destinada aos alunos, houve uma premiação extra para a professora com o maior número de desenhos inscritos. A vencedora foi Aline Sara, do Colégio Alta Floresta, com 83 desenhos inscritos, que recebeu um notebook.