sexta-feira, 24 maio, 2024
35.9 C
Alta Floresta

DE LEITORA A AUTORA: Estudante com deficiência visual produz livro infantil

Date:

A inclusão educacional precisa ser uma realidade efetiva em todas as instituições públicas de ensino. Não basta apenas a aceitação da matricula dos estudantes com deficiência, mas sim uma mudança de postura, o acolhimento dentro de uma perspectiva de escuta e olhar sensível e que oportunize os estudantes ao protagonismo infantil. E é possível avançarmos na defesa de escolas que busque atender as necessidades, e potencializar as habilidades de cada estudante dentro do processo educacional e social.

Neste sentido a Estudante Helloisa Ferreira de Souza Oliveira (07 anos) com deficiência visual (DV) estudante do 2º ano Turma “B” da EM Profª Vilma Dias, está protagonizando como autora de um livro de literatura infantil, onde a mesma durante os Atendimentos Educacional Especializado com a Profª Mestra Rudimaria, da Sala de Recursos Multifuncional, possibilitou a produção de um livro, com escrita e desenhos da estudante.

Estas ações se desencadearam a partir do “Projeto Passaporte da Leitura” e culminando com o Projeto Estante Mágica”, onde durante o ano letivo a estudante teve a oportunidade de vivenciar o mundo literário e assim despertar ainda mais o interesse na produção de seu próprio livro.

O livro de literatura infantil terá seu lançamento no dia 08 de dezembro/2023, local a confirmar e terá duas versões: a escrita e desenhos e outro em Braille, assim possibilitando a inserção de outras pessoas que tem deficiência Visual, e que gostam de saborear a literatura infantil.         

Precisamos investir em nossas crianças, desafiando-os a produzirem, criarem, e a exploraram mais, e, pois, é neste caminho que podemos proporcionar vivências que potencializam suas habilidades, sua imaginação e criatividade.  Nós podemos ir além e rompermos barreiras, pois a acessibilidade é agora, é a vida.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Nova Mutum realizará passeio ciclístico alusivo a Campanha Maio Amarelo

A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria...

Lutador sinopense vence por nocaute e conquista cinturão em evento de MMA

O morador de Sinop, Raí Douglas, conquistou o cinturão...

Papa reconhece segunda intercessão de beato que fez milagre em MS

O papa Francisco reconheceu, nesta quinta-feira (23/5), o segundo milagre do...

Idosos são resgatados em situação de maus-tratos em Carlinda

Um casal de idosos, de 90 e 85 anos,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br