domingo, 24 agosto, 2025
27.2 C
Alta Floresta

Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Date:

O mês de dezembro é simbólico no enfrentamento ao HIV/Aids e a outras infecções sexualmente transmissíveis. Nesse sentido, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e o Centro de Triagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA) de Alta Floresta trazem informações importantes que, além de conscientizar, também desmistificam alguns pontos.

A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo contra doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessas células e fazer cópia de si mesmo. Depois de se multiplicar, ele rompe os linfócitos e busca outras células para continuar a infecção.

De acordo com a coordenação do SAE/CTA, existem algumas ações conhecidas como “prevenção combinada”, que compreendem, por exemplo, o uso de preservativos externos e internos, o uso de lubrificante, além da profilaxia pós-exposição (PEP) e da profilaxia pré-exposição (PrEP)

Os métodos combinados de prevenção ao HIV buscam alcançar o impacto máximo na redução de novas infecções, ao unir estratégias biomédicas, comportamentais e estruturais baseadas em direitos humanos e em evidências científicas. Essas estratégias discutem os contextos locais bem documentados e compreendidos.

O SAE/CTA orienta que existem também estratégias comportamentais importantes na prevenção ao HIV/Aids. Entre elas, destacam-se a participação em programas de educação sobre saúde sexual e HIV, a testagem regular de HIV, a adesão à terapia antirretroviral (TARV) e o uso consistente e correto de preservativos durante o sexo vaginal, anal e oral.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br