sexta-feira, 22 agosto, 2025
22.9 C
Alta Floresta

EDU Celebração reúne Feira de Ciências e Projetos Eletivos na Escola Portal da Amazônia de Apiacás

Date:

Na última terça-feira dia 26/11, a Escola Estadual de Tempo Integral Portal da Amazônia do município de Apiacas foi palco de um evento marcante: o Edu Celebração, realizado em conjunto com a Feira de Ciências e a culminância dos projetos das eletivas do segundo semestre. Com o objetivo de valorizar o protagonismo estudantil, o evento reuniu alunos, professores, familiares e a comunidade escolar em um dia repleto de aprendizado, criatividade e integração.

O Edu Celebração não apenas destacou o talento e o esforço dos alunos, mas também promoveu a integração com a comunidade. Oficinas, palestras e atividades interativas permitiram que pais e a comunidade escolar participassem ativamente do evento. Segundo o diretor da escola, Ávilo Rodrigo Silva, o objetivo é fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, criando um ambiente de aprendizado coletivo.

A representante da Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta – DREAF, Erika Motta do Carmo, reforçou a fala do Diretor escolar sobre a importância da celebração desse momento dentro da Comunidade Escolar. Relembrou a Política Educacional de Mato Grosso “Educação 10 anos”, onde foram estabelecidas algumas metas e dentre elas melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e que no ano de 2023 a Educação de Mato Grosso saltou de 22º para 8º no quadro evolutivo no ranking na etapa final da Educação Básica – Ensino Médio.  Finaliza parabenizando o trabalho que a equipe da Escola de Tempo Integral vem realizando dentro do município.

A Feira de Ciências deste ano foi organizado pelos professores Edimilson Leonardo Ferreira e Marcos Rodrigues Ribeiro, teve como tema central a ciência e inovação tecnológica. Os alunos apresentaram projetos que destacaram soluções criativas para problemas ambientais, como protótipos de energia limpa, reciclagem de resíduos e hortas sustentáveis. Cada trabalho revelou o compromisso dos jovens em construir um futuro mais responsável e consciente. A Feira de Ciências da ETI Portal da Amazônia foi um evento realizado nas dependências da escola em parceria com a cooperativa SICREDI e Imobiliária Norte Sul. O evento contou com mais de 15 projetos realizados pelos alunos, que foram apresentados a comunidade durante o evento. Evento este que teve como principal objetivo estimular os estudantes a demonstrarem seus conhecimentos em ciências e tecnologia e também aproximar a comunidade desse mundo.

Os visitantes puderam interagir com as apresentações e testemunhar a dedicação dos estudantes na construção de suas ideias. Um dos destaques foi o projeto “Energia do Futuro”, que propôs o uso de materiais orgânicos como alternativa para geração de energia limpa.

As eletivas, realizadas ao longo do segundo semestre, trouxeram à tona talentos e habilidades dos alunos em diversas áreas. Entre as apresentações, estavam peças teatrais, exposições artísticas, performances musicais e curtas-metragens criados pelos próprios estudantes.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação dos alunos com uma dança contemporânea sobre racismo, produzido pelos alunos da eletiva de ciências humana pela professora Carla Fernanda, que abordou a importância de abordar o racismo para desenvolver consciência crítica, promover empatia e respeito, formar cidadãos engajados e criar um ambiente inclusivo e justo. Além disso, o coral estudantil, fruto da eletiva de música, encantou o público com uma performance que mesclou canções regionais e clássicos populares.

Ao final do evento, o projeto contou com uma premiação para os 03 (três) melhores trabalhos, sendo que o trabalho intitulado “Space Pobre” – foguete de garrafa pet, desenvolvido pelos alunos Leandro, Orley, Willian, Carlos e Alan, todos alunos do 1° ano C, ficou em 3° lugar, recebendo um prêmio no valor de R$ 400,00 e os projetos “Bobina de Tesla”, desenvolvido pelo aluno Guilherme do 2° ano A, e “Sensor de nível de água”, desenvolvido pela aluna Yrislaine do 3° ano A, ficaram empatados em 1° lugar, recebendo cada um a quantia de R$ 800,00 cada projeto.

“É gratificante ver o resultado do trabalho e o envolvimento dos alunos em iniciativas que vão além da sala de aula. Eles são a prova de que a educação transforma vidas e inspira mudanças”, destacou Fernando, coordenador pedagógico da escola.

O Edu Celebração mostrou, mais uma vez, o potencial dos jovens de transformar ideias em ações e reafirmou o papel da educação como instrumento de desenvolvimento humano e social. A comunidade já espera ansiosa pelas próximas edições.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br