Na última terça-feira dia 26/11, a Escola Estadual de Tempo Integral Portal da Amazônia do município de Apiacas foi palco de um evento marcante: o Edu Celebração, realizado em conjunto com a Feira de Ciências e a culminância dos projetos das eletivas do segundo semestre. Com o objetivo de valorizar o protagonismo estudantil, o evento reuniu alunos, professores, familiares e a comunidade escolar em um dia repleto de aprendizado, criatividade e integração.
O Edu Celebração não apenas destacou o talento e o esforço dos alunos, mas também promoveu a integração com a comunidade. Oficinas, palestras e atividades interativas permitiram que pais e a comunidade escolar participassem ativamente do evento. Segundo o diretor da escola, Ávilo Rodrigo Silva, o objetivo é fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, criando um ambiente de aprendizado coletivo.
A representante da Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta – DREAF, Erika Motta do Carmo, reforçou a fala do Diretor escolar sobre a importância da celebração desse momento dentro da Comunidade Escolar. Relembrou a Política Educacional de Mato Grosso “Educação 10 anos”, onde foram estabelecidas algumas metas e dentre elas melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e que no ano de 2023 a Educação de Mato Grosso saltou de 22º para 8º no quadro evolutivo no ranking na etapa final da Educação Básica – Ensino Médio. Finaliza parabenizando o trabalho que a equipe da Escola de Tempo Integral vem realizando dentro do município.
A Feira de Ciências deste ano foi organizado pelos professores Edimilson Leonardo Ferreira e Marcos Rodrigues Ribeiro, teve como tema central a ciência e inovação tecnológica. Os alunos apresentaram projetos que destacaram soluções criativas para problemas ambientais, como protótipos de energia limpa, reciclagem de resíduos e hortas sustentáveis. Cada trabalho revelou o compromisso dos jovens em construir um futuro mais responsável e consciente. A Feira de Ciências da ETI Portal da Amazônia foi um evento realizado nas dependências da escola em parceria com a cooperativa SICREDI e Imobiliária Norte Sul. O evento contou com mais de 15 projetos realizados pelos alunos, que foram apresentados a comunidade durante o evento. Evento este que teve como principal objetivo estimular os estudantes a demonstrarem seus conhecimentos em ciências e tecnologia e também aproximar a comunidade desse mundo.
Os visitantes puderam interagir com as apresentações e testemunhar a dedicação dos estudantes na construção de suas ideias. Um dos destaques foi o projeto “Energia do Futuro”, que propôs o uso de materiais orgânicos como alternativa para geração de energia limpa.
As eletivas, realizadas ao longo do segundo semestre, trouxeram à tona talentos e habilidades dos alunos em diversas áreas. Entre as apresentações, estavam peças teatrais, exposições artísticas, performances musicais e curtas-metragens criados pelos próprios estudantes.
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação dos alunos com uma dança contemporânea sobre racismo, produzido pelos alunos da eletiva de ciências humana pela professora Carla Fernanda, que abordou a importância de abordar o racismo para desenvolver consciência crítica, promover empatia e respeito, formar cidadãos engajados e criar um ambiente inclusivo e justo. Além disso, o coral estudantil, fruto da eletiva de música, encantou o público com uma performance que mesclou canções regionais e clássicos populares.
Ao final do evento, o projeto contou com uma premiação para os 03 (três) melhores trabalhos, sendo que o trabalho intitulado “Space Pobre” – foguete de garrafa pet, desenvolvido pelos alunos Leandro, Orley, Willian, Carlos e Alan, todos alunos do 1° ano C, ficou em 3° lugar, recebendo um prêmio no valor de R$ 400,00 e os projetos “Bobina de Tesla”, desenvolvido pelo aluno Guilherme do 2° ano A, e “Sensor de nível de água”, desenvolvido pela aluna Yrislaine do 3° ano A, ficaram empatados em 1° lugar, recebendo cada um a quantia de R$ 800,00 cada projeto.
“É gratificante ver o resultado do trabalho e o envolvimento dos alunos em iniciativas que vão além da sala de aula. Eles são a prova de que a educação transforma vidas e inspira mudanças”, destacou Fernando, coordenador pedagógico da escola.
O Edu Celebração mostrou, mais uma vez, o potencial dos jovens de transformar ideias em ações e reafirmou o papel da educação como instrumento de desenvolvimento humano e social. A comunidade já espera ansiosa pelas próximas edições.