domingo, 24 agosto, 2025
38.9 C
Alta Floresta

EM FALTA – Farmácia de Alto Custo de MT não tem insulina

Date:

(fohamax)

Mais uma vez falta insulina na farmácia pública de alto custo, ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), localizada em Cuiabá. 

Há dias, nenhum paciente diabético consegue obter a Glargina, comercialmente conhecida como Lantus, conforme prevê o Sistema Único de Saúde (SUS). 

No Estado, 2.310 pessoas que fazem uso dessa medicação, sendo mais de 593 pacientes do interior, conforme informações da SES. Outros 948 pacientes utilizam a lispro ou glulisina. 

Mais cara, a Lantus Lantus possui efeito terapêutico de longa duração (20 a 24 horas) e diminui as chances de ocorrerem os temíveis episódios de hipoglicemia. A caixa da lantus com 3ml é vendida nas farmácias por preços que variam entre R$ 100,00 a R$ 130,00. 

Sem a aplicação do medicamento a doença pode evoluir e causar sequelas irreversíveis e até levar à morte. 

“Na semana passada não tinha e estou aguardando a insulina chegar. Para piorar a situação, ninguém atende ao telefone (da farmácia) para informar se chegou ou não”, disse o fotógrafo Pedro Alves. “O que tinha em casa acabou há oito dias”, completou. 

Quando o paciente deixa de tomar o medicamento o organismo do diabético dá o alerta e os efeitos aparecem rapidamente, porque a insulina é responsável por pegar a glicose, que é fruto do que é consumido e transportar para as células gerando energia ao corpo. 

Sem a dose diária do remédio, o doente pode ter palpitações, cansaço em casos extremos pode levar a cegueira e até problemas cardiovasculares. 

Em nota, a SES informou que estão em fase de conclusão os processos para aquisição de medicamentos para a farmácia de alto custo. No caso da insulina, a SES frisou que o remédio estará disponível a partir das próximas semanas, conforme a conclusão desses processos. 

“Salientamos que a Secretaria de Saúde passa por reformulação de todos os processos para aquisição de materiais bem como reestruturação de todos os serviços justamente para que sejam ofertados a população sem interrupções”, destacou. 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br