segunda-feira, 26 outubro, 2026

Empresas associadas ao Simenorte serão destaque em reportagem da TVCA

Date:

Uma equipe da TV Centro América (TVCA), afiliada à Rede Globo em Mato Grosso, esteve em Alta Floresta, onde desenvolveu reportagens sobre sustentabilidade. Entre os temas abordados, destacou-se o manejo florestal sustentável.

Para ilustrar as atividades desenvolvidas pelo Simenorte e seus associados, a repórter Eunice Ramos entrevistou o vice-presidente do Simenorte e presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri. Além disso, visitou empresas do setor para observar na prática a aplicação das técnicas sustentáveis.

Durante a estadia em Alta Floresta, a equipe da TVCA conversou com o vice-presidente do Simenorte e FNBF, Frank Rogieri, que explicou sobre o manejo: “Nós praticamos uma atividade totalmente sustentável, utilizando a ciência para identificar as árvores que já completaram seu ciclo de vida”, esclareceu.

É importante ressaltar que, dentro da proposta do manejo florestal sustentável, são extraídas apenas quatro ou cinco árvores por hectare. Para compreender melhor, um hectare corresponde a 8.250 metros quadrados, área equivalente a um campo de futebol, e dentro dessa área são aplicadas técnicas científicas para identificar as árvores que atingiram o fim de seu ciclo de vida e podem ser extraídas.

Assim como os seres humanos, uma área florestal também passa por um ciclo de nascimento, crescimento, reprodução e morte. No manejo florestal, é utilizada tecnologia para identificar as árvores que completaram seu ciclo de vida, que a partir desse momento podem ser utilizadas comercialmente. “É exatamente por esse motivo que o manejo é considerado sustentável e ambientalmente correto”, acrescenta Frank.

Atualmente, além do manejo florestal sustentável, outras técnicas são aplicadas no setor de base florestal para potencializar o uso das áreas. Por exemplo, os resíduos das árvores são utilizados para a produção de bioenergia, biomassa, entre outros. “Com a aplicação de tecnologia, conseguimos conservar a natureza e otimizar a matéria-prima extraída da floresta, promovendo a sustentabilidade”, argumenta Frank.

Além de ser ambientalmente correto e economicamente viável, o setor de base florestal de Mato Grosso, e especialmente o setor de base florestal da área de atuação do Simenorte, contribui para a geração de emprego e renda.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

IFMT faz história no JIF Nacional com ouros no basquete e vôlei de praia e fecha edição em Goiânia com 19 medalhas

Delegação mato-grossense encerra participação no campeonato com 10 ouros,...

Atletas de BMX do Programa Viva Lucas conquistam sete pódios na Argentina

Antônio Chitolina se destacou em sua primeira competição internacional Os...

BMX de Lucas do Rio Verde conquista títulos e pódios em competições na Argentina

Nathan Jaymes de Rocha foi campeão nas duas disputas...

Lula faz história, mas terá país dividido e oposição no Congresso

Reeleito após virada inédita, petista enfrentará PL fortalecido nas...
Feito com muito 💜 por go7.com.br