quinta-feira, 3 julho, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Fundo Amazônia faz avaliação de efetividade do PRODAM

Date:

(assessoria)

Consultores contratados pelo Fundo Amazônia estiveram no município de Alta Floresta entre os dias 25 de agosto a 01º de setembro, para fazer a avaliação de efetividade da fase I do Projeto Olhos Água da Amazônia (PRODAM), realizado entre abril de 2011 a dezembro de 2012. Esta avaliação acontece a partir de 2 anos após, a finalização do projeto. A avaliação foi realizada por 4 consultores através de cooperação técnica entre o Fundo Amazônia/GIZ (Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento). 

 Os consultores Bernardo Mansur Anache (GIZ-BR), Heliandro Torres Maia (GIZ-BR), Fabiano Toni, e Julia Mello Queiroz, fizeram visitas a campo e entrevistas com os proprietários rurais beneficiados pelo Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, parceiros institucionais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e equipe técnica do projeto. 

 Segundo o consultor Bernardo Mansur Anache, a missão desta visita em Alta Floresta é realizar a avaliação por meio do projeto de cooperação técnica entre a GIZ/Fundo Amazônia, através dessa avaliação de efetividade do PRODAM.  “Levantaremos algumas informações, como objetivo de concluir toda a eficácia do projeto e a efetividade que ele proporcionou para o município de Alta Floresta, e também no atual estado a sustentabilidade dessa primeira fase. Algumas ações terão mais atenção como o processo de recuperação de áreas de preservação permanentes degradadas, e o apoio do PRODAM na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, explicou. Ainda de acordo com Anache, com isso será possível analisar a contribuição central do PRODAM especificamente na recuperação das nascentes e a importância disso no combate ao desmatamento na Amazônia. 

O coordenador executivo do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, José Alesando Rodrigues, “tivemos a oportunidade de comprovar em campo as ações iniciadas há mais de 4 anos pelo PRODAM.    Isso credencia a  dizer que a gestão ambiental municipal é algo que tem resultados a curto e longo prazo. Alta Floresta, foi pioneira em diminuir  o seu passivo ambiental de forma eficiente. Quem ganham com isso são todos os munícipes com meio ambiente que  alia  a produção e conservação com sustentabilidade”, destaca Rodrigues.  

 

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Atletas de Mato Grosso integram a Seleção Brasileira no Mundial de Basquete Master na Suíça

Mato Grosso está sendo representado com destaque no 17º...

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br