domingo, 26 maio, 2024
20.3 C
Alta Floresta

Governo entrega silo de armazenamento de leite e novilhas prenhes para produtores familiares de Alta Floresta

Date:

Silo isotérmico tem capacidade para armazenar 40 mil litros de leite e vai dobrar capacidade de laticínio – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Investimentos beneficiam cooperativa que reúne 140 produtores de leite

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) entregou um silo de armazenamento de leite, com capacidade para 40 mil litros, e 30 novilhas prenhes a produtores familiares de Alta Floresta para incentivar a cadeia produtiva do leite, em Mato Grosso. Esses investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão.

A ação faz parte do Programa MT Produtivo Leite, desenvolvido pela Seaf, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Cooperativa Agropecuária Mista Ouro Verde (Comov), que reúne 140 produtores de leite.


Presidente da cooperativa, Antônio Favarin Sobrinho, afirmou que investimento do estado dobrou capacidade de laticínio – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O presidente da Comov, Antônio Favarin Sobrinho, afirmou que os investimentos do Governo têm feito a diferença na vida dos produtores e que o silo vai mais que dobrar a capacidade de armazenamento do leite recebido das propriedades, passando para 70 mil litros.

Além do silo e das novilhas, a produção de leite em Alta Floresta tem sido impulsionada por outras entregas feitas pelo Governo do Estado, como ressaltou o presidente da cooperativa.

Leia Também:  Alta Floresta: Mulher vai para “piseiro” e deixa os dois filhos de 3 e 5 anos de idade sozinhos em casa

“O estado tem sido muito parceiro da cooperativa e da agricultura familiar. Tem disponibilizado, na parte de melhoramento genético, sêmen e embriões sexados para implantar nos animais, e forneceu resfriadores aos produtores, ordenhadeiras mecânicas para aqueles que faziam a ordenha manual, um caminhão com câmara fria que é utilizado na parte de distribuição dos produtos lácteos industrializados e, recentemente, essa maravilha que é esse silo de armazenamento”, afirmou.


Produção de leite tem se fortalecido na região de Alta Floresta com incentivo do Estado – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O silo vai melhorar o fluxo do trabalho do laticínio, segundo Antônio Favarin. “Ele recebe e resfria o leite. Possui limpeza automática dos equipamentos, e tem também um medidor de vazão, e, quando chega um caminhão de leite na plataforma, passa por esse aparelho confirmando a captação com recebimento e isso vai dar precisão no gerenciamento da indústria de laticínio”, disse.

Com o apoio do estado desde 2019, a cooperativa se estruturou, fortaleceu e expandiu a produção.

Atualmente, o local processa 400 mil litros de leite por mês. São 11 tipos de produtos, que variam entre bebidas lácteas, manteiga, doce e três variedades de queijo, além do leite pasteurizado que atende a merenda escolar.


Novilhas prenhes foram entregues para o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

As novilhas são da raça girolando ½ sangue e garantem maior rentabilidade pela alta produtividade de leite.

“O Governo do Estado tem buscado melhorar a produção de leite, que é a principal atividade econômica de muitos municípios mato-grossenses, dando estrutura para que os produtores possam aumentar a produtividade, tanto com melhoramento genético quanto com a mecanização da produção, entre outros investimentos”, enfatizou a secretária estadual de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.

Fonte: Governo MT – MT

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h...

CBFS anuncia cancelamento da 10ª Taça Brasil sub-17 feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o cancelamento...

CARLINDA: Grave Acidente na MT-320 Deixa Caminhonete Destruída

Carlinda, MT - Um grave acidente de trânsito foi...

Tiro de Guerra realiza formatura em comemoração aos 36 anos da unidade em Alta Floresta

O Tiro de Guerra 09-001 realizou, na noite de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br