domingo, 24 agosto, 2025
38.9 C
Alta Floresta

Hospitais filantrópicos paralisam atendimento

Date:

(GD com redação)

Desde segunda-feira (7), os hospitais filantrópicos de Cuiabá e Rondonópolis iniciaram um movimento de paralisação por tempo indeterminado.
Segundo o presidente da Santa Casa de Cuiabá, Antônio Preza, os hospitais decidiram se unir e promover a paralisação por causa do grande deficit nas contas.Pacientes que forem até Santa Casa de Cuiabá, Hospital do Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Geral e Santa Casa de Rondonópolis em busca de atendimento ambulatorial, internações em UTI e aqueles que tinham cirurgias eletivas marcadas não receberão assistência.

“Atualmente dos gastos que temos na Santa Casa, 60% são pagos como repasse do SUS e o restante 40%, ficam como despesas para serem quitadas pelo próprio hospital, o governo do Estado ajuda, mas não é o suficiente”, afirma.

O presidente explica ainda que no ano passado representantes do governo do Estado e da federação dos hospitais filantrópicos de Mato Grosso foram até o Estado de São Paulo para estudar a gestão desse tipo de hospital, que é avaliada de forma positiva, para que pudesse implantar no estado.

Os hospitais de Mato Grosso tiveram que fazer um estudo para analisar todas as despesas e verificar o débito de cada um. “Só a Santa Casa gastou cerca de R$60 mil reais para contratar uma empresa que fez o serviço de consultoria para elaborar uma planilha com todas as despesas e receitas”.

O problema é que depois de todos os hospitais fazerem este trabalho e custear os gastos, o governo do Estado informou que não teria condições financeiras para repassar os quase R$4 milhões de reais de déficit que os cinco hospitais filantrópicos somam juntos.

Antônio relatou ainda que atualmente a Santa Casa tem 30 leitos de UTI e todos os ocupados. O hospital tem 202 leitos custeados pelo SUS e atende cerca de mil pacientes por mês. Apenas 17% dos leitos são destinados para convenio e particular.

As doações que a Santa Casa recebe é revertida para investimento como compra de aparelhos e reformas no hospital.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br