domingo, 23 junho, 2024
27.7 C
Alta Floresta

LEOPARDUS PARDALIS: Jaguatirica aparece em avenida central de AF e morre atropelada

Date:

Animal não resistiu ao atropelamento e morreu no local Foto – Reprodução TV Nativa

Alta Floresta – Uma jaguatirica macho morreu atropelada por uma moto em via do município de Alta Floresta, praticamente na região central. O felino foi atravessar a Avenida Ariosto da Riva, próxima ao Machadão Atacadista e do quartel da Polícia Militar. O acidente ocorreu domingo,19, à noite.
De acordo com informações, motoqueiros iam passando na avenida quando o felino entrou na pista e não houve tempo para frear e nem desviar. O felino caiu e morreu em seguida devido a forte pancada. Já o motoqueiro sofreu escoriações e encontra-se se recuperando em casa.
Comum na região
Especialista em manejo de fauna silvestre, professor Mahal Massavi, do Instituto Federal de Rondônia e conhecedor da região de Alta Floresta no norte do Mato Grosso, explicou que a presença de uma Jaguatirica no núcleo urbano da cidade não é estranho. “Não é algo incomum. É um animal que tolera a presença humana. Tem plasticidade comportamental, alimentação variada, é carnívoro. Isso faz com que a presença dessa espécie dentro do perímetro urbano seja relativamente natural e situações como essa infelizmente acontecem”, explicou.
“E outro aspecto é que Alta Floresta apresenta em sua área urbana uma série de remanescentes florestais, que tem conexão com áreas mais conservadas, isso favorece o fluxo de animais por essas áreas”, aprofundou o especialista.
Wikipédia
A jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis), também conhecida como ocelote, é uma espécie de mamífero carnívoro pertencente à família dos felídeos, sendo um dos dez representantes do gênero Leopardus. São reconhecidas dez subespécies, com o gato-maracajá (L. wiedii) sendo a espécie mais próxima da jaguatirica. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Habita todos os tipos de ambiente ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude.
É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 15,5 quilos. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cidade inclusiva, sustentabilidade e justiça social serão os eixos centrais da VI Conferência da Cidade

Autor da Foto: Danúbio Ferreira Programação Geral da VI Conferência da...

VÍDEO – Empresário reage a assalto e atira 6 vezes no peito de ladrão

Um homem que tentou assaltar uma loja de celulares...
Feito com muito 💜 por go7.com.br