quinta-feira, 8 outubro, 2026

Lucas do Rio Verde sedia encontro estadual e reúne 76 adolescentes de 28 municípios de MT

Date:

Programação incluiu oficinas, rodas de conversa e construção de manifesto coletivo voltado às políticas públicas
O encontro estadual aconteceu nesta quarta-feira (12), no Paço Municipal da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e realizada pela equipe do Selo Unicef, reuniu 76 adolescentes de 28 municípios de Mato Grosso. A proposta foi dar voz aos adolescentes e fortalecer o protagonismo deles nas políticas públicas.

Durante todo o dia, os jovens estiveram envolvidos em rodas de conversa, oficinas e momentos de construção coletiva, com foco em clima, direitos, educação e participação juvenil.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro falou sobre a importância do encontro para o município e para os jovens. “É um momento de diálogo, onde os municípios se encontram e conversam com os adolescentes. A gente mostra a nossa realidade e também reforça que muito do que construímos depende das nossas atitudes. Estamos felizes por sermos escolhidos para sediar esse encontro e por poder levar daqui ações que possam ser desenvolvidas em prol das nossas crianças e adolescentes.”

O Encontro Estadual faz parte da metodologia do Selo Unicef, que incentiva a participação cidadã como um dos critérios fundamentais para que os municípios avancem na garantia de direitos.

A coordenadora do Selo Unicef em Mato Grosso, Thaisa Scherne, explicou que a participação dos adolescentes é indispensável dentro do programa. “O Selo Unicef apoia os municípios na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Nenhum município recebe o selo sem garantir a participação cidadã e o Nuca é esse espaço onde os adolescentes dialogam, refletem e ajudam a construir políticas públicas junto com a gestão”, ressaltou.

No município, o projeto já desenvolve um trabalho contínuo com os adolescentes, o que contribuiu para que a cidade fosse escolhida como sede.

A mobilizadora do núcleo em Lucas do Rio Verde, Ana Paula, destacou o envolvimento dos jovens nas ações locais. “Lucas foi escolhido porque tem um Nuca atuante, que envolve os adolescentes em propostas relacionadas à saúde, educação e meio ambiente”, destacou.

Ela explica que o núcleo segue um plano anual de atividades, incentivando os adolescentes a participarem de debates, ações nas escolas e na construção de propostas que possam ser encaminhadas ao poder público.

Entre os participantes está o adolescente Júlio Daniel, que faz parte do projeto há quatro anos. Para ele, o projeto representa mudança de vida. “O Nuca transforma vidas, quando você entra e acha que não tem voz ou lugar, ele mostra que você pode ser ouvido e entendido. Ele modifica o jeito de agir e pensar o mundo. Você percebe que é bem-vindo em algum lugar e isso é importante para a sociedade e para a juventude que está se formando.”

Ao final do encontro, os adolescentes construíram um manifesto coletivo com propostas que devem contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude em Mato Grosso.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Copa Pé de Moleque reúne categorias de base neste fim de semana em Alta Floresta

Primeira edição da competição terá 46 jogos em seis...

NOVO supera objetivo  em MT e contribui para partido atingir cláusula de desempenh

Em Mato Grosso, o NOVO encerrou as eleições de...

Prefeitura de Alta Floresta realizará Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na zona urbana

Ação será realizada nos dias 31 de outubro e...

Complexo Jardim Passaredo une futebol, cidadania e apoio escolar no Coxipó

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal...
Feito com muito 💜 por go7.com.br