quarta-feira, 7 janeiro, 2026
21.6 C
Alta Floresta

Lula diz que ataque dos EUA à Venezuela é inaceitável e fala em ‘precedente perigoso’

Date:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela neste sábado (3), e afirmou que a ação militar ultrapassa a linha do que é aceitável na relação entre países.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.”

➡️ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro.

Diante da ofensiva, o governo brasileiro convocou uma reunião de emergência neste sábado, com a participação de ministros para discutir a resposta política do país e as medidas que podem ser tomadas diante dos reflexos da ofensiva dos EUA sobre o país sul-americano.

Violação ao direito internacional

Ainda na publicação, Lula afirmou que a ação militar desta madrugada é uma flagrante violação do direito internacional e abre espaço para um mundo de “violência, caos e instabilidade”.

“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo. A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões”, acrescentou.

O petista também defendeu que “a ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”.

“A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação.”

Desde o início da escalada de tensão entre os países, o presidente Lula tem condenado uma eventual intervenção dos EUA na América Latina, e disse ter conversado com o presidente Trump em diversas ocasiões sobre o tema.

Em manifestações públicas, Lula também pediu que divergências sejam resolvidas por meio do diálogo, e que a América do Sul fosse mantida como uma zona de paz.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Anderson Silva muda de profissão e faz treinamento para ser policial: “Não vou retroceder”

O lutador de UFC Anderson Silva surpreendeu seus fãs...

Governo investe mais de R$ 19 milhões no Projeto Olimpus, Pontos de Esporte e premiações esportivas em 2025

No total, 475 esportistas, habilitados no edital, foram contemplados...

Coerência política como alicerce de uma gestão transformadora

Desde minhas primeiras incursões no debate eleitoral, seja como...

Zagueiro Pedro Casagrande volta ao Brasil para defender o São Bento

Zagueiro Casagrande iniciou nas categorias de base na cidade...
Feito com muito 💜 por go7.com.br