Foi realizada no dia 10 de fevereiro, em Brasília (DF), entrega da medalha alusiva ao Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização (Selo Alfabetização). Na oportunidade estiveram presentes 2.592 municípios que foram certificados com o Selo Ouro.
Essa premiação foi instituída pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, o selo foi lançado em setembro do ano passado e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
“Esse selo é o seu profissional da educação, desde o porteiro, até os profissionais que está em sala de aula. Todos trabalhando por uma educação de qualidade. Todos com um só sonho, o melhor para nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Lucineia Martins de Matos Mazzoni.
A secretária destaca que esse reconhecimento evidencia o compromisso de Alta Floresta com a educação de qualidade, incentivando políticas e práticas de gestão alinhadas às metas de alfabetização e à redução das desigualdades. Além disso, reforça a importância da sistematização e disseminação de práticas bem-sucedidas, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e inovações na alfabetização.
De acordo com publicação do Ministério da Educação, ao todo foram 27 estados e 4.629 municípios, 83% do total de municípios existentes no Brasil que se inscreveram para concorrer ao selo. Deste total, 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios alcançaram o Selo Ouro.
“Meu agradecimento especial ao nosso prefeito Chico gamba, por ser o guardião da educação. Gratidão a todos os profissionais da educação. Juntos podemos fazer muito mais”, agradece.
Além do Selo Ouro, também foi realizada premiação para município Selo Prata, onde nove estados e 1.062 municípios alcançaram esse resultado. Também houve o Selo Bronze, que será concedido para três estados e 533 municípios. O resultado final foi divulgado em dezembro de 2024.
Além de alcançar o Selo Ouro, Alta Floresta alcançou outros avanços dentro da educação, através da renovação de 100% da frota escolar, construção de três novas escolas municipais com recursos próprios, entre outros avanços.