sábado, 2 maio, 2026
32.9 C
Alta Floresta

Ministério da Pesca e Aquicultura institui Comitê da Pesca Amadora e Esportiva

Date:

Espaço assegura que as decisões contemplem múltiplas perspectivas e necessidades das atividades pesqueiras

pesca amadora e esportiva agora tem um comitê para chamar de seu. Criado por meio da Portaria MPA nº 478/2025, no âmbito do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), o Comitê da Pesca Amadora e Esportiva tem caráter consultivo e de assessoramento, com o objetivo de subsidiar a gestão da atividade da pesca nesse setor.

Já a Portaria MPA n° 352/2025, institui os representantes do Comitê, que surge como um espaço estratégico de governança e participação social, com a missão de orientar políticas públicas, propor ações de ordenamento e fomentar o desenvolvimento sustentável da pesca amadora e esportiva no Brasil, que se situam como atividades fora do âmbito da pesca comercial. “Representa um avanço institucional importante para o setor que movimenta a economia, incentiva o turismo, contribuindo para a conservação dos recursos pesqueiros”, afirma Sandra Silvestre diretora do Departamento de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva do MPA.

À frente do Comitê, o presidente Régis Portari, secretário-executivo da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, assume o compromisso de coordenar os trabalhos e garantir que a agenda contemple temas fundamentais como a pesca sustentável, capacitação de pescadores e guias, promoção do turismo de pesca, ordenamento pesqueiro e valorização da cadeia produtiva associada ao setor.

Com a criação do Comitê, o Ministério da Pesca e Aquicultura reforça o papel da pesca amadora e esportiva como atividade de relevância social, ambiental e econômica, além de consolidar um espaço permanente de diálogo e construção coletiva de políticas para o setor.

A saber – O Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), é um órgão colegiado de caráter consultivo que é parte fundamental da estrutura do MPA. O conselho trata de formular políticas públicas para facilitar a gestão das atividades da pesca e da aquicultura em parceria à sociedade.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Prefeitura de Alta Floresta orienta profissionais sobre atualização na Lei de Parcelamento do Solo Urbano

 Prefeitura de Alta Floresta orienta profissionais sobre atualização na...

Estão abertas as inscrições para a 17ª Caminhada na Natureza em Alta Floresta

A Prefeitura de Alta Floresta informa que já estão...

Luto: autoridades e entidades lamentam morte do presidente da Câmara de Sinop

A morte do presidente da Câmara Municipal de Sinop,...

Perita detalha análises do acidente com morte de presidente da câmara de Sinop; vídeo

A perita criminal Camila de Souza, da Politec, detalhou...
Feito com muito 💜 por go7.com.br