sábado, 24 outubro, 2026

Movimentação de cargas aéreas cresce mais de 200% no aeroporto de Alta Floresta

Date:

Terminal Piloto Osvaldo Marques Dias movimentou quase 30 toneladas de cargas nos cinco primeiros meses de 2024; embarques e desembarques de passageiros também aumentaram mais de 28%

Alta Floresta registrou um expressivo aumento na movimentação de cargas aéreas em 2024. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias movimentou 29,48 toneladas de cargas entre janeiro e maio deste ano. O volume é 210,30% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram transportadas 9,5 toneladas.

O crescimento mês a mês também demonstra uma tendência sólida. Em janeiro, foram 5,7 toneladas movimentadas; fevereiro somou 6,08 toneladas; março teve o maior volume, com 7,3 toneladas; abril contou com 4,3 toneladas; e, em maio, 5,9 toneladas. Os dados de junho ainda não foram divulgados.

Além do salto na movimentação de cargas, o terminal de passageiros também apresentou crescimento. Foram registrados 21,95 mil embarques e desembarques no município, o que representa um aumento de 28,48% em relação ao ano anterior.

A ANAC regula diversos tipos de transporte aéreo de carga, incluindo materiais perigosos (como explosivos, produtos inflamáveis e radioativos), cargas perecíveis (alimentos, medicamentos, órgãos para transplante), além das convencionais. A Agência também estabelece normas sobre o tamanho, peso e condições específicas para o envio e transporte de materiais que demandam autorização prévia.

O desempenho positivo reforça a importância do aeroporto de Alta Floresta como ponto estratégico para o transporte regional de passageiros e cargas no norte de Mato Grosso.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Inscrições para a 4ª Corrida da Educação começam na segunda-feira (26)

Evento será em 7 de novembro, no Parque Novo...

ROTA DO ARINOS STF atende pedido da PGE e autoriza concessão de rodovias em Mato Grosso

Ministro André Mendonça apontou que cabe apenas ao Supremo...

Atletas do Projeto Olimpus conquistam medalhas de prata e bronze nos Jogos da Juventude 2026

Yasmin Figueiredo, no taekwondo, e Neymar Daniel Alves, no...

Equipes de robótica da Rede Estadual conquistam 1º e 3º lugares no Festival Estadual High Tech

Equipes Heliobot Technology e Heliobot Technology 2.0_Arkhaios da EE...
Feito com muito 💜 por go7.com.br