terça-feira, 21 abril, 2026
21 C
Alta Floresta

MT está entre as regiões com menos moradores em casa própria no Brasil

Date:

Centro-Oeste, onde está Mato Grosso, tem o menor percentual de moradores em casa própria no Brasil, com 60%, abaixo da média nacional de 67%, segundo o IBGE

Mato Grosso integra a região com menor proporção de moradores em casa própria no Brasil. Segundo a PNAD Contínua 2025, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Centro-Oeste registra 60% da população vivendo em imóveis próprios, abaixo da média nacional.

No país, o índice chega a 67%, o equivalente a cerca de 149 milhões de pessoas que vivem em casa ou apartamento próprio, já quitado ou ainda financiado.

O levantamento aponta que o Brasil tem aproximadamente 79,3 milhões de domicílios. Desse total, 47,8 milhões são imóveis quitados, o que representa 60,2%, enquanto 5,4 milhões ainda estão sendo pagos, cerca de 6,8%.

Mesmo com o crescimento em relação a 2022, quando o índice era de 63%, o país ainda soma 23,8% de domicílios alugados, cerca de 18,9 milhões de moradias.

Região de MT tem pior desempenho no país

O recorte regional evidencia a diferença no acesso à moradia. Enquanto o Norte lidera com 72,3%, seguido pelo Nordeste com 71%, o Centro-Oeste aparece na última posição.

Entre os estados, os maiores percentuais estão no Maranhão, com 80,5%Piauí, com 78,9%, e Amapá, com 76,1%.

Na outra ponta, o Distrito Federal tem o menor índice, com 55,3%, seguido por Goiás, com 60,5%, e Mato Grosso do Sul, com 61,3%, reforçando o cenário da região onde está Mato Grosso.

Mesmo com diferenças internas, o Brasil tem índice de moradia própria acima da média global, estimada em 65%. O percentual também é semelhante ao dos Estados Unidos e abaixo da União Europeia, que registra cerca de 70%.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Mato Grosso conquista 29 medalhas em Concurso Mundial de Queijos

O encontro, que reuniu os mais conceituados produtores de...

Vereador é alvo de pedido de afastamento por agredir e amarrar esposa em Barra do Bugres

Boletins de ocorrência detalham agressões e cárcere com vítima...

STJ torna Silval Barbosa e deputado Nininho réus por corrupção na concessão da MT-130

Ex-governador teria facilitado concessão de rodovia à empresa do...

Comissões dão parecer favorável a projeto que regulamenta processo administrativo em Lucas do Rio Verde

Proposta do Executivo estabelece normas gerais para tramitação digital,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br