sexta-feira, 29 agosto, 2025
28.8 C
Alta Floresta

Novas cidades-sede: Recife e Cuiabá entram no calendário de reuniões do G20

Date:

Ao todo, 15 cidades receberão eventos durante os trabalhos do G20. Objetivo é diversificar locais onde acontecem as reuniões, levando o debate dos temas de 22 Grupos de Trabalho, além das Forças-Tarefa, para as cinco regiões do País

A presidência brasileira do G20 anunciou a inclusão de Recife e Cuiabá como cidades-sede de reuniões temáticas e eventos do Grupo em 2024. A entrada das duas cidades reflete o compromisso da presidência brasileira em ampliar o alcance dos debates e promover a diversidade do País. 

No início de dezembro foram divulgadas as 13 primeiras cidades a acolherem os eventos do G20, sediando reuniões temáticas das Trilhas de Sherpas e de Finanças. Com a adição de Recife e Cuiabá, o país conta com um total de 15 cidades-sede, distribuídas nas cinco macrorregiões: Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. 

Sobre as novas cidades-sede do G20

No Nordeste do Brasil, Recife, a capital de Pernambuco, é internacionalmente conhecida pelo frevo, carnaval, riqueza cultural e praias paradisíacas, Recife tem uma economia impulsionada pelo turismo. Ao mesmo tempo, o Complexo Industrial Portuário de Suape destaca Recife como um exemplo de compromisso ambiental, promovendo práticas sustentáveis. 

Cuiabá, na região Centro-Oeste, tem um papel vital na dinâmica econômica do Brasil. Ao abrigar o Centro Geodésico da América do Sul, a cidade se revela como um ponto estratégico no coração do estado de Mato Grosso, o epicentro da produção brasileira de soja, milho, algodão e lar do maior rebanho bovino do país.A região é também um berço de biodiversidade, servindo como ponto de partida para três biomas distintos: Pantanal, Cerrado e Amazônia. 

Liderança brasileira no G20

No dia 1º de dezembro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do G20, que engloba as 19 principais economias mundiais, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. O mandato brasileiro tem vigência até 30 de novembro de 2024. Durante esse período, o Brasil será responsável por coordenar mais de 120 reuniões de grupos de trabalho, tanto de forma virtual quanto presencial. Além disso, estão previstas a realização de 28 reuniões ministeriais, culminando na Cúpula de Chefes de Governo e Estado, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

 

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Deputado Nininho destaca lei que acaba com monopólio de serviços funerários em Mato Grosso

Nininho reforça a importância da lei de 2019, de...

Cresol Base reúne estrelas do BMX na etapa de estreia em Maringá

Competição tem início em 29 de agosto e soma...

Transformação social Programa A União Faz a Vida completa 30 anos com mais de 5 milhões de estudantes impactados

Desenvolvido pela Fundação Sicredi em 15 estados brasileiros, o...

Neste domingo (31), São Paulo recebe final nacional do Red Bull Gym Clash, disputa de condicionamento físico

Final em São Paulo define a academia campeã nacional...
Feito com muito 💜 por go7.com.br