segunda-feira, 12 janeiro, 2026
22.5 C
Alta Floresta

Novas cidades-sede: Recife e Cuiabá entram no calendário de reuniões do G20

Date:

Ao todo, 15 cidades receberão eventos durante os trabalhos do G20. Objetivo é diversificar locais onde acontecem as reuniões, levando o debate dos temas de 22 Grupos de Trabalho, além das Forças-Tarefa, para as cinco regiões do País

A presidência brasileira do G20 anunciou a inclusão de Recife e Cuiabá como cidades-sede de reuniões temáticas e eventos do Grupo em 2024. A entrada das duas cidades reflete o compromisso da presidência brasileira em ampliar o alcance dos debates e promover a diversidade do País. 

No início de dezembro foram divulgadas as 13 primeiras cidades a acolherem os eventos do G20, sediando reuniões temáticas das Trilhas de Sherpas e de Finanças. Com a adição de Recife e Cuiabá, o país conta com um total de 15 cidades-sede, distribuídas nas cinco macrorregiões: Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. 

Sobre as novas cidades-sede do G20

No Nordeste do Brasil, Recife, a capital de Pernambuco, é internacionalmente conhecida pelo frevo, carnaval, riqueza cultural e praias paradisíacas, Recife tem uma economia impulsionada pelo turismo. Ao mesmo tempo, o Complexo Industrial Portuário de Suape destaca Recife como um exemplo de compromisso ambiental, promovendo práticas sustentáveis. 

Cuiabá, na região Centro-Oeste, tem um papel vital na dinâmica econômica do Brasil. Ao abrigar o Centro Geodésico da América do Sul, a cidade se revela como um ponto estratégico no coração do estado de Mato Grosso, o epicentro da produção brasileira de soja, milho, algodão e lar do maior rebanho bovino do país.A região é também um berço de biodiversidade, servindo como ponto de partida para três biomas distintos: Pantanal, Cerrado e Amazônia. 

Liderança brasileira no G20

No dia 1º de dezembro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do G20, que engloba as 19 principais economias mundiais, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. O mandato brasileiro tem vigência até 30 de novembro de 2024. Durante esse período, o Brasil será responsável por coordenar mais de 120 reuniões de grupos de trabalho, tanto de forma virtual quanto presencial. Além disso, estão previstas a realização de 28 reuniões ministeriais, culminando na Cúpula de Chefes de Governo e Estado, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

 

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h

Várias casas foram destelhadas e duas pessoas ficaram feridas A...

Saúde alerta a população para o aumento no número de casos de dengue e Chikungunya

Em 2025, Lucas do Rio Verde registrou 268 casos...

Nova Mutum e Sport Sinop empatam na estreia do Mato-grossense

Campeão em 2020, Azulão sai atrás do placar e...

Jogadora formada em Sorriso fará parte da Seleção Brasileira de Handebol Sub-20 que será disputado no Paraguai

A atleta Cibely Moreira, formada no município de Sorriso,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br