(JNMT)
O possível atropelamento da onça pintada foi um dos assuntos comentados neste domingo (11) em Juína.
O acidente aconteceu a 40 km da sede do município na MT-170 no sentido Juína/Brasnorte.
A Rodovia é bastante movimentada e margeada por muitas matas em alguns trechos, e a passagem de animais silvestres de um lado para outro é comum, quase sempre são observados animais mortos, vítimas na maioria das vezes de atropelamentos.
Segundo o que se comenta é de que o motorista de um automóvel teria atropelado o animal, em algumas fotos o bicho aparece bastante ferido. Em outras fotos, instantes depois a onça foi fotografada morta.
Militares da 14ª CIBM de Juína foram acionados e estiveram no local, porém, quando chegaram não foi possível fazer mais nada.
Segundo o WWF, a onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo.
Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos.
Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.