quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

Pais fecham os portões de escola em MT devido às péssimas condições

Date:

(jopioneiro)

Pais de alunos da Escola Estadual 31 de Março, fecharam os portões e impediram a entrada de alunos e professores na manhã desta sexta-feira, 09, devido às péssimas condições da estrutura da escola. A decisão ocorreu na noite de quinta-feira, 08, em reunião entre os pais na unidade. Há o receio de que a escola desabe e cause uma tragédia. Conforme professores, a estrutura da escola já foi condenada por engenheiros do CREA.

Aluno da 31 de Março com cartaz em defesa da escola
Aluno da 31 de Março com cartaz em defesa da escola

Na semana passada e nesta, professores, alunos e pais fizeram dois protestos: um no Ministério Público, onde pediram ajuda do promotor de justiça; e outro em frente ao escritório da Secretaria de Educação de Mato Grosso em Canarana (Seduc). O promotor de Justiça, Dr. Marcelo Mansur, declarou apoio às decisões da comunidade escolar, que agora culminaram com o fechamento dos portões.

DSC_0035
Alunos fazem protesto em frente a SEDUC

A ideia, no momento, é realocar as aulas para outros espaços para que os alunos não sejam prejudicados. A comunidade escolar quer agilidade por parte do Governo do Estado na reconstrução da unidade, conforme foi prometido pelo secretário de Educação de Mato Grosso, Marco Marrafon, durante a Caravana da Transformação realizada em novembro no município. Teme-se que a reconstrução atrase, colocando em risco os alunos.

Realocação dos alunos

Conforme relatório compartilhado nas redes sociais pelo prefeito eleito de Canarana, Fábio Faria, nos dias 24 de novembro e 05 de dezembro representantes da Seduc local, da comunidade escolar da EE 31 de Março, das demais escolas estaduais de Canarana e da equipe de transição da Prefeitura Municipal, vistoriaram o prédio da unidade escolar e do Parque de Exposições Cidade Jardim, para definir a realocação das aulas enquanto o Governo do Estado estiver reconstruindo a escola.

Pais realizam reunião com professores e diretora da E.E 31 de Março
Pais realizam reunião com professores e diretora da E.E 31 de Março

Representantes da comunidade escolar da 31 de Março aceitaram que as aulas aconteçam no Parque de Exposições no período de reconstrução, local já usado quando da reforma da E.E Norberto Schwantes. O prefeito eleito Fábio Faria se colocou à disposição para intervir junto ao Governo do Estado no sentido de fazer as adequações necessárias no Parque para atender as aulas. Definiu-se que as aulas iniciarão no dia 13 de março de 2017. Por conta da greve deste ano na rede estadual, o ano letivo de 2016 adentrará no mês de janeiro. Neste caso, a equipe de transição se comprometeu em ceder uma escola municipal, que neste período estará em férias.

Dezembro

Como os pais ocuparam a escola por conta dos riscos de desabamento, ainda não se sabe onde as aulas poderão acontecer no restante deste mês de dezembro.

Os portões da escola foram fechados na manhã de hoje (09)
Os portões da escola foram fechados na manhã de hoje (09)

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br