sábado, 25 outubro, 2025
21.8 C
Alta Floresta

Pesquisa aponta aprovação popular a iniciativas do TCE-MT lideradas pelo presidente Sérgio Ricardo

Date:

Levantamento mostra que quase 80% da população concorda com a atuação do Tribunal de Contas em pautas como obras do BRT e empréstimos consignados

As ações de fiscalização e controle externo conduzidas pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, têm recebido amplo reconhecimento da sociedade. Uma pesquisa realizada pelo Instituto IDOC revelou que 79,3% dos entrevistados avaliam como positiva a ação de cobrar do Governo do Estado agilidade na conclusão das obras do Bus Rapid Transit (BRT), modal de transporte coletivo que interligará Cuiabá e Várzea Grande.

Ilustração

O estudo também aponta que 73% da população entrevistada aprova a iniciativa do TCE-MT de promover mesa técnica para discutir o superendividamento de servidores públicos estaduais com empréstimos consignados e auditoria para esclarecer cobranças de juros, prestações e correções aplicadas por instituições financeiras. Para o presidente, os resultados da pesquisa demonstram a confiança da sociedade no papel do Tribunal de Contas como guardião da boa aplicação dos recursos públicos e promotor da transparência.

Ilustração

“Recebemos esses números com muita responsabilidade e gratidão. O reconhecimento da população reforça que o Tribunal de Contas está no caminho certo ao atuar com independência e compromisso com o cidadão. Nosso objetivo é assegurar que todo o dinheiro público seja investido de forma correta e que as políticas públicas cheguem na ponta para a população”, afirmou Sérgio Ricardo.

A pesquisa do Instituto IDOC ouviu 600 pessoas de forma presencial entre os dias 11 e 15 de outubro, em todas as regiões de Cuiabá. O levantamento possui margem de erro de 4%, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

Fiscalização nas obras do BRT

 Com o intuito de fiscalizar permanentemente as obras, o TCE-MT instaurou o Acompanhamento Simultâneo Especial sobre o Contrato nº 052/2022/Sinfra. A partir disso, o conselheiro-presidente Sérgio Ricardo realiza visitas mensais à construção com o objetivo de mensurar seu andamento.

A última visita técnica foi realizada em 2 de outubro, quando Sérgio Ricardo concluiu que os trechos previstos no acordo extrajudicial autorizado pelo TCE-MT foram entregues dentro do prazo estabelecido, bem como o cumprimento do cronograma e orientações do órgão.

Empréstimos consignados

O presidente do TCE-M, Sérgio Ricardo, tem utilizado todo o aparato do TCE-MT para fiscalizar os mais de 300 mil contratos de empréstimos consignados que têm causado o endividamento de milhares de servidores públicos. Até que o imbróglio seja solucionado, os repasses a empresas de crédito consignado investigadas por irregularidades estão suspensos, bem como os descontos abusivos em folha de pagamento.

Em maio, o TCE-MT iniciou uma mesa técnica para tratar do superendividamento de servidores públicos estaduais. A iniciativa, proposta pelo vice-presidente, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, surgiu após denúncias de irregularidades na cobrança de empréstimos consignados que chegam a comprometer até 99% da remuneração dos funcionários.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Governo de MT decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)

Decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e beneficia...

Campeonato Ibero-Americano e Copa Latina de BMX acontece no final de semana

Terá inicio nesse final de semana no Rio de...

Com presença de Mato Grosso, Pista Olímpica de Deodoro volta ao calendário internacional com dois grandes eventos de BMX Racing

Copa Latino-Americana e Campeonato Ibero-Americano marcam a retomada das...

Decisão da Copa do Servidor 2025 em Várzea Grande será no Estádio Dito Souza

A grande final da 8° Copa do Servidor será...
Feito com muito 💜 por go7.com.br