Essa homenagem foi estabelecida por meio da Lei Complementar nº 20, de 14 de outubro de 1992, e é mantida pelo Estatuto da Polícia Civil, Lei Complementar nº 407, de 30 de junho de 2010. Foram entregues medalhas de prata e bronze.
Durante a cerimônia, o investigador Ilvio Paulo Balsan, um dos homenageados, falou em nome dos demais homenageados: “É uma grande honra para nós receber essa homenagem pelo nosso tempo de serviço. Com mais de 22 anos dedicados à Polícia Civil, sempre atuei em Alta Floresta, onde fui designado para esta regional e permaneci. É gratificante para nós servir à população”.
Além de Balsan, receberam medalhas de prata a escrivã Regina Célia Linares e Teonílio da Rocha Almeida, e o investigador João Carlos Dal Bem. Com a medalha de bronze, foram agraciados os investigadores Claudir Fontanive, Clodoaldo Lopes de Lima, Márcio Aparecido Figueiredo, Valdete Nogaroto Ramires, e a escrivã Magda Cruedo Donadia.
Durante a cerimônia, a Delegada Regional da Polícia Judiciária Civil, Ana Paula Reveles, enfatizou que ser policial civil não é apenas uma profissão, mas uma missão. “Frequentemente somos chamados fora do expediente e sempre atendemos com honra e dedicação. Esta é uma ocasião em que a instituição reconhece todos os serviços prestados. Ser policial civil é uma missão. Devemos estar sempre prontos para servir”, destacou.
A Delegada Geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, ressaltou que essa homenagem não é apenas justa, mas também é importante realizá-la diante da comunidade em que os policiais atuam. “As medalhas são um reconhecimento pelo trabalho que eles realizam em prol da instituição, e nada é mais justo do que prestar essa homenagem aqui em Alta Floresta, perante a população protegida por esses policiais”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Oslen Dias dos Santos, o Tuti, pontuou a importância da instituição. “É uma instituição que trabalha pelo cidadão. Coloco a Câmara à disposição da Polícia Judiciária Civil”.
Por fim, o prefeito Chico Gamba concluiu: “Quando há resultados positivos para a sociedade, é porque a equipe trabalha em harmonia. O trabalho desses policiais é fundamental para a segurança de nossa comunidade. Hoje, estamos reconhecendo a excelência das ações da Polícia Judiciária Civil, mas também devemos lembrar da Polícia Militar, da Polícia Penal, todos os policiais que honram seu compromisso e servem à sociedade”.
Prestigiaram a cerimônia o Tenente Coronel do IX Comando Regional de Polícia Militar, Alessandro Soares, o Defensor Público Paulo Marquezine, Comandante da 7ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, Major André Conca Neto, o Escrivão Cláudio Dourado, e o Diretor da Sinpol Subsede Alta Floresta, o investigador Joelton Venâncio.