sábado, 13 abril, 2024
23.2 C
Alta Floresta

Politec de Alta Floresta realiza atendimento especial para emissão da carteira de identificação para crianças autistas

Date:

A Gerência Regional de Alta Floresta da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizou, no último sábado (16.03), um dia especial para atendimento a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para emissão das novas carteiras de identificação.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas de Alta Floresta (AMA-AF), considerando as particularidades das crianças, como sensibilidade sensorial e dificuldade em lidar com ambientes lotados e barulhentos. 

Na primeira edição da ação, foram realizados 12 atendimentos, distribuídos entre todos os níveis de suporte, contando com a participação de uma papiloscopista, representantes da Associação e outros profissionais da Politec.

Para isso, foi reservado um horário especial, com maior intervalo entre os atendimentos, com base na classificação do nível de suporte do autista. Também foi propiciado um ambiente acolhedor, com disponibilidade de guloseimas para as crianças.

De acordo com a vice-presidente da AMA-AF, Kassiane do Nascimento, a ação foi ao encontro das necessidades dos pais, que relatavam dificuldades para fazer os documentos dos filhos.

“A maioria dos autistas tem dificuldades na questão de socialização, e como para fazer o RG demanda tempo, muitos ficam agitados com o tempo pra conseguir tirar as digitais ou a foto. Muitos pais nos procuraram falando dessas questões. Então, essa parceria foi muito importante para dar um suporte adequado”, contou.

Para o gerente da Regional de Alta Floresta, Guilherme Ferbonink, a expectativa é de que mais crianças autistas possam ser atendidas em horário especial nos próximos meses.

“Esta medida demonstra o compromisso da Politec com a inclusão e construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos. O retorno que recebemos por parte dos pais dos autistas foi muito positivo. Pretendemos realizar eventos como estes em parceria com instituições como a AMA-AF mensalmente”, afirmou.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Colíder! PP apresenta time forte para a Câmara Municipal e busca vice na chapa de Maninho

O partido está trabalhando o nome do vereador Luciano...

OLIMPUS – Atleta de 14 anos do programa de bolsa do Governo de MT é convocado para Sul-Americano de Tênis

Além de representar o Brasil em competição na Bolívia,...

Equipe de Saúde Bucal participa de Ação Solidária

Foi realizado em Alta Floresta, no bairro Cidade Alta,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br