sábado, 7 novembro, 2026

Primeira turma de técnico em cuidador de alunos com deficiência inicia estágio supervisionado em MT

Date:

Capacitação pioneira no país é ofertada para 600 alunos em três cidades do Estado

Alunos do curso técnico em “Serviços de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ambiente Escolar” iniciaram a fase de estágio supervisionado em Mato Grosso. Ao todo, 600 estudantes são atendidos pela capacitação ofertada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com Assembleia Legislativa, Fundação Educa Mais e Rede de Ensino Técnico e Educação Profissional. A capacitação é a primeira do tipo no país.

As aulas práticas serão realizadas em escolas municipais e estaduais conveniadas com o projeto a partir da próxima segunda-feira (3.2), quando inicia o ano letivo na maioria das unidades. A previsão para o término do curso é setembro de 2025.

Com duração de cerca de um ano, o curso iniciou-se em junho de 2024 com cinco turmas de 120 alunos, sendo duas distribuídas pelos municípios de Cuiabá, duas em Várzea Grande e uma em Primavera do Leste. A iniciativa busca formar profissionais que irão prestar o suporte adequado a pessoas com diferentes tipos de deficiência no ambiente escolar.

O curso também busca capacitar profissionais em estratégias de inclusão que garantam aos estudantes um acesso pleno à educação, possibilitando novas oportunidades de carreira para educadores interessados em trabalhar na área da inclusão educacional.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso saiu na frente ao realizar esse tipo de curso por conta do aumento da demanda por profissionais que atendam pessoas com deficiência nas escolas.

“Essa é uma questão de inclusão e também de capacitação da nossa mão de obra para atender o que o mercado precisa, conforme orientam o governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta”, afirmou Allan.

A iniciativa é fruto de uma proposta de lei, já aprovada na Câmara Federal, que estabelece a obrigatoriedade de um curso técnico de, no mínimo, 800 horas para atuar como cuidador de alunos com deficiência.

Os alunos se inscreveram gratuitamente para o curso ao longo de 2024.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cipem e Fiemt promovem encontros sobre exportação para empresários do setor florestal em Juara e Juína

Evento “Descomplicando a Exportação” será realizado nos dias 9...

Atleta de Alta Floresta busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Diemerson Souza Penha conquistou índice nas provas de lançamento...

Cuiabá recebe 26ª Corrida Homens do Mato nos dias 21 e 22 de novembro

Evento promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso terá...

Cuiabano Livas Damázio leva o Brasil à semi do Mundial de 16 anos

Livas Damázio, de Cuiabá (MT), que treina na Rede...
Feito com muito 💜 por go7.com.br