sexta-feira, 24 outubro, 2025
25.3 C
Alta Floresta

Projeto que incentiva a produção de mel em Lucas do Rio Verde avança na Câmara Municipal

Date:

Comissões aprovam proposta que prevê a doação de kits apícolas para apicultores vinculados à ALUAPIM

Projeto de Lei nº 102/2025, que autoriza o Poder Executivo a doar kits apícolas e melgueiras à Associação Luverdense de Apicultura e Meliponicultura (ALUAPIM), também foi aprovado nesta semana pelas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde. A proposta está pronta para tramitar em plenário e deve ser pautada para votação nas próximas sessões ordinárias.

A matéria recebeu parecer favorável das seguintes comissões:

  • Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
  • Comissão de Governo, Administração, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade
  • Comissão de Infraestrutura, Obras, Meio Ambiente e Agricultura

De acordo com o projeto encaminhado pelo Poder Executivo, a proposta prevê a doação de 100 kits apícolas completos — compostos por caixa e melgueira — e 100 melgueiras avulsas à ALUAPIM, entidade que atua no fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura no município.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a produção sustentável de mel e seus derivados, promovendo geração de renda, inclusão produtiva e valorização da agricultura familiar. Segundo o texto, a medida representa um investimento estratégico na ampliação da capacidade produtiva dos apicultores locais, contribuindo para o aumento da produção, melhoria da qualidade dos produtos e fortalecimento da economia regional.

Além do impacto econômico, a atividade apícola também tem relevante papel ambiental, uma vez que contribui para a polinização e conservação da biodiversidade, sendo reconhecida como uma prática sustentável e de baixo impacto ecológico.

O projeto estabelece ainda que a seleção dos beneficiários será feita com base em critérios objetivos, igualitários e transparentes, garantindo que os equipamentos sejam entregues a produtores comprometidos com boas práticas de manejo e com o desenvolvimento sustentável da atividade.

Com a aprovação nas comissões, o Projeto de Lei nº 102/2025 deverá ser apreciado em plenário nos próximos dias. Caso aprovado, o município de Lucas do Rio Verde dará mais um passo no fomento à produção apícola local, fortalecendo tanto o setor agrícola e econômico quanto as ações de preservação ambiental.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Decisão da Copa do Servidor 2025 em Várzea Grande será no Estádio Dito Souza

A grande final da 8° Copa do Servidor será...

Retificado processo seletivo para contratação de profissionais de educação física em Lucas do Rio Verde

Alteração trata sobre inclusão de uma modalidade esportiva no...

Com todos critérios atendidos e destaques positivos, TCE-MT assegura manutenção das certificações ISO 9001 e 50001

A auditoria externa da ABNT foi concluída nesta quinta-feira Com...
Feito com muito 💜 por go7.com.br