sábado, 23 agosto, 2025
20.9 C
Alta Floresta

Redução de ICMS para materiais de construção baixará preços e irá incentivar obras em Mato Grosso

Date:

A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para materiais de construção será um impulso para mais obras em Mato Grosso, segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior. O Governo de Mato Grosso assinou nesta segunda (3) decreto que baixou as alíquotas para a chamada “cesta básica” do setor.

“Presenciamos um fato histórico que fará toda a diferença para os comerciantes do setor de materiais de construção e, por consequência, para os consumidores mato-grossenses. Estes materiais que tiveram redução de impostos são os básicos de qualquer construção, então vemos como uma oportunidade para o cidadão construir mais”, afirmou.

O governador Mauro Mendes, o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, assinaram o documento que entra em vigor em março de 2025. A redução do ICMS abrange itens essenciais para a construção civil, como telhas cerâmicas, tijolos, areia e pedras, além de outros materiais de construção. A alíquota para materiais como areia e brita, por exemplo, foi reduzida de 17% para 3%. Já a base de cálculo para telhas e tijolos cerâmicos foi ajustada para 41,18%, resultando em uma carga tributária de 7%.

Redução de ICMS para materiais de construção baixará preços e irá incentivar obras em Mato Grosso, diz presidente da Fecomércio-MT

A medida atende ao pedido da Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, formada pelas federações da Agricultura e Pecuária (Famato), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MT) e a das Indústrias (Fiemt).

“Esta é uma vitória para a indústria e para a população. A redução do ICMS impacta diretamente na construção civil, um dos setores que mais gera empregos em Mato Grosso. Ela beneficia quem deseja construir ou reformar a sua casa, além de ser crucial para o fortalecimento da economia estadual,” afirmou Silvio Rangel, presidente da Fiemt.

O governador Mauro Mendes ressaltou que, além de ser uma redução de impostos, a iniciativa visa “viabilizar a construção de novas moradias, atraindo mais pessoas para o estado e estimulando o crescimento da economia local.” Ele acrescentou ainda que a redução do ICMS em itens como a areia vai “ajudar a regularizar a formalidade no setor da construção civil,” contribuindo para a redução da informalidade no mercado e a melhoria das condições de trabalho e produção no estado.

Com validade até 31 de dezembro de 2025, a redução do ICMS poderá ser prorrogada. A medida também contribui para tornar o custo de vida em Mato Grosso em até 12% mais barato do que a média nacional, fortalecendo o estado como um ambiente de negócios atrativo e competitivo.

O presidente da Famato, VIlmondes Tomain, também esteve presente no evento, assim como o vice-presidente da Fecomércio, Marco Pessoz, o superintendente Igor Cunha Gomes, os diretores do Senac, Edson Dahmer, e do Sesc, Allan Serotini, a presidente da Acomac, Lucimar Bigolin Trindade, entre outros.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br