A Universidade transformará o espaço em área experimental para os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas
À Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será doada, integralmente, a área de 200 hectares do Centro Regional de Pesquisa da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em Cáceres. O compromisso assumido pelo vice-governador, Otaviano Piveta, se deve a requisição da área do Centro Regional de Pesquisa para a Unemat que o transformará em área experimental, a princípio, para os cursos de graduação de Agronomia e Ciências Biológicas e para os cursos de pós-graduação das mesmas áreas.
A desativação de alguns centros e campos de pesquisa da Empaer-MT, fazem parte das ações de fortalecimento institucional da mesma. Juntamente com a área, a universidade receberá as máquinas e equipamentos do Centro Regional de Pesquisa de Cáceres e os equipamentos do Centro Regional de Pesquisa de Várzea Grande, que também será desativado.
“Agora vamos trabalhar para incorporar esse material que contribuirá enormemente para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dos nossos cursos”, destacou Vera Maquêa que vê a viabilidade da área experimental como um grande presente para a Unemat que completa 46 anos de fundação, no próximo sábado, dia 20.
O compromisso foi firmado durante a reunião realizada, no dia 17 de julho, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá entre o vice-governador, Otaviano Pivetta; o diretor-presidente da Empaer, Suelme Fernandes; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec; a reitora da Unemat, Vera Maquêa; o vice-reitor, Alexandre Porto e o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral.
A gestão da Unemat recebeu a notícia com muito entusiasmo. A obtenção de uma área experimental para pesquisa e experimentos de seus cursos de graduação e pós-graduação, em Cáceres, é um pleito antigo da universidade. Em 2017, a Unemat já havia recebido parte dessa área, 15 hectares, em comodato de doação da Empaer.