Nesta semana, servidores da Direção de Trânsito, Transporte e Segurança realizaram o primeiro registro extraoficial das pontes de dossel. Essas pontes fazem parte do Projeto Alta Floresta Não Atropela, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Projeto Reconecta, Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã, Green Yellow e demais colaboradores.
A espécie registrada foi o primata Sagui-de-schneider (Mico schneideri). A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, esclarece que este registro ainda não é oficial. “O primeiro registro oficial só será conhecido este mês, quando retirarmos as imagens das câmeras trap”, explica.
O Projeto Alta Floresta Não Atropela surgiu da necessidade de mitigar os casos de atropelamentos de animais silvestres, bem como reduzir o número de acidentes automobilísticos. Para a implantação do projeto, Alta Floresta contou com o importante apoio do Projeto Reconecta e da bióloga Fernanda Abra, sua idealizadora.
Embora sejam registros extraoficiais, eles podem se tornar os primeiros registros oficiais, para isso é preciso aguardar a primeira captação das imagens das câmeras trap, previstas para o fim deste mês de novembro.