Está sendo realizado em Cuiabá o II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, no período de 19 a 21 de março de 2025, com tema central “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”.
De acordo com publicação no site oficial do evento, o congresso tem como objetivo promover debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no pacto federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.
O congresso é uma realização do Conselho de Secretarias de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), com patrocínio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Dentro da programação oficial do evento, estão previstas mesas de debates e workshops que abordarão vários temas, como, por exemplo, o planejamento do SUS para 2026/2029, a potencialização das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), sistemas de informação e faturamento (CNES, FPO, BPA, SIA e SIH), entre outros.
Durante o congresso, servidores da Secretaria de Saúde de Alta Floresta realizarão oito apresentações que fazem parte da programação da Mostra de Experiências Exitosas de Mato Grosso: Um olhar além das difenças, apresentado por Emiliana Aparecida dos Santos Batista; imunizando com alegria: estratégias lúdicas na vacinação das escolas públicas de Alta Floresta, apresentada por Lígia Thainá Piton; atendimento domiciliar, aos tabagitas acamados e cadeirantes, oportunizando o tratamento, apresentado por Claudiomiro Viera Germano da Silva.
Outros destaques são: novembro azul, também é papo para mulher, sensibilização e mobilização sobre o câncer de próstata, apresentado por Claudiomiro Viera Germano da Silva; humanização na prescrição medicamentosa do paciente idoso unidade Jardim Araras, apresentado por Fernanda dos Santos; saúde bucal inclusiva: atendimento odontológico para pessoas com deficiências em Alta Floresta, apresentado por Linda Uiara Garcia dos Santos; saúde bucal para pessoas privadas de liberdade – experiência em Alta Floresta, apresentado por Jones Gustavo I. Costa; atenção à saúde bucal para indivíduos com hanseníase no Município de Alta Floresta, apresentado por Mairo Bernardi Serra.