Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical ofertado na Escola Estadual André Avelino
A aquisição dos equipamentos foi realizada pela Seciteci em parceria com a Assembleia Legislativa, Fundação EducaMais e Unidade de Educação de Cuiabá (Unec), representando um investimento aproximado de R$100 mil.
Os quatros instrumentos comprados foram: marimba, vibrafone, xilofone e glockenspiel. Todos são idiofones percussivos de teclas feitos artesanalmente, sob encomenda, por um renomado luthier de São Paulo.
Os equipamentos serão usados inicialmente pelos alunos do curso técnico em Instrumento Musical, realizado pela Seciteci e parceiros com ênfase em bandas e fanfarras. É a primeira capacitação deste tipo ofertada em Mato Grosso.
A partir da aquisição, terão contato direto aos instrumentos os 160 alunos do curso, ofertado em Cuiabá na escola parceira André Avelino.
“Estamos só alegria pelo sucesso do projeto. Estamos melhorando a qualidade das nossas bandas e dos nossos profissionais da música”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.
Conforme Alex Teixeira, professor e coordenador do curso técnico em instrumento musical, a aquisição é uma iniciativa pioneira da Seciteci e um marco para Mato Grosso, tendo em vista que nenhuma outra escola do Estado possui instrumentos semelhantes.
Segundo o professor, a atual turma do curso técnico de Instrumento Musical deve ser concluída em fevereiro de 2026. No entanto, pela durabilidade estimada de 30 anos ou mais, a expectativa é de que milhares de alunos usem os novos equipamentos ao longo do tempo.
O curso técnico em instrumento musical também visa formar instrutores e regentes que atendam a demanda de aproximadamente 200 bandas escolares já existentes no Estado. A oferta é uma parceria da Seciteci e Fundação Educamais, com apoio da Unidade de Educação de Cuiabá e Assembleia Legislativa.