Eventos ocorrem simultaneamente entre 26.11 e 28.11
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participa, a partir desta terça-feira (26), do 2º Encontro Nacional de Gestores da Educação Profissional e Tecnológica e da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Os eventos são organizados pelo Ministério da Educação (MEC) e ocorrem simultaneamente, em Brasília, até quinta-feira (28) para discutir o futuro do ensino técnico e profissionalizante no país.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, compôs a mesa de convidados durante a solenidade de abertura do Encontro de Gestores. Ele representou o Estado e o Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos da Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).
Allan estava acompanhado pelo secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, bem como servidores da Seciteci. “Estamos aqui com parte da nossa equipe e todos os estados brasileiros para discutir o futuro da Educação técnica e profissionalizante. Viemos debater com o Brasil e falar das nossas experiências, assim como trazer vivências para Mato Grosso que deram certo a partir da união entre educação básica e profissional. Quem ganha com isso é nosso Estado”.
Também compuseram o dispositivo o secretário nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli; a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; e o presidente do Conselho Nacional de Institutos Federais (Conif), Elias de Pádua Monteiro.
“É um importante evento que reúne a rede de instituições que ofertam educação profissional e técnica no país. Temos oportunidade de debater assuntos fundamentais e estamos felizes porque conseguiremos acessar inúmeras experiências exitosas que podem contribuir em projetos futuros para Mato Grosso”, afirma Dimorvan Brescancim, ao ressaltar que serão debatidos nos próximos dias temas como novo ensino médio, itinerário formativo da educação profissional, a busca pelo cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, implementação das escolas em período integral com oferta de educação profissionalizante, entre outros.
Para o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, o Encontro de Gestores e a Semana Nacional são importantes porque consolidam a retomada de projetos importantes, como o Ensino Médio em parceria com a educação profissionalizante. “A gente está demonstrando aqui de fato uma forte interlocução entre as redes que atuam nesse importante setor, o que leva mais oportunidades para os brasileiros. Podemos aqui ter ideias e proposições acerca da elevação de matrículas, emprego, renda e melhor qualidade de vida. É o momento mais que adequado para essa discussão”.
Mato Grosso conta com Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). Ao todo, oferta 16 cursos nas modalidades concomitantes ao ensino médio para 1.750 alunos. Há ainda na modalidade intercomplementar (realizado ao mesmo tempo da educação básica, mas em outro período) e subsequente para jovens e adultos que já concluíram o terceiro ano.