quinta-feira, 12 dezembro, 2024
24.2 C
Alta Floresta

Secretaria de Agricultura e Pecuária dá início a produção de mudas de café clonal do segundo semestre

Date:

Essa semana uma equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária dá início a produção de mudas de café clonal, que posteriormente serão distribuídas entre os cafeicultores. Inicialmente estão sendo realizados os cortes de galhos, que serão transformados em brotos. Essa é a produção de mudas referentes ao segundo semestre, este ano já foi realizada uma produção.

Esse trabalho está sendo realizado no jardim clonal, que está localizado na MT-325, próximo da comunidade Ouro Verde. O local é uma espécie de “matriz”, na produção de mudas. A Secretaria de Agricultura e Pecuária já realizou algumas missões técnicas para outras cidade, onde foram conhecer iniciativa bem sucedidas na produção do café. Depois de realizadas essas missões alguns dos trabalhos foram implementados no município, sempre respeitando nossa realidade.

O engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Sérgio Firmino, pontua que a coleta dos brotos é a primeira etapa da produção de mudas. Estamos fazendo a coleta dos brotos para a produção das mudas. Em seguida irá para o viveiro onde serão plantadas e irão receber o substrato, e posteriormente serão destinadas aos produtores rurais”, explica.

Além da distribuição das mudas, a Secretaria também faz o acompanhamento técnico, e, segundo Firmino, o Município já começa a colher os frutos deste trabalho. “Os resultados estão começando a aparecer”, comemora.

De acordo com o agrônomo, já foram registradas produtividades de 75 sc/ha a 115 sc/ha. Firmino explica que essa diferença de produtividade se deve a vários fatores, como por exemplo, tecnologia utilizada pelo cafeicultor.

A previsão de entrega das mudas para os agricultores é para meados de fevereiro. As mudas de clone que são disponibilizadas são mudas selecionadas e possuem características de alta produtividade, isso claro, se o produtor ter o cuidado de investir em tecnologia.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Souza, explica que o jardim clonal é estratégico para o Município. “Nosso objetivo é eliminar a dependência de outros municípios”, explica.

Souza explica que atualmente o Município tem condições de produzir 100 mil mudas/ano, onde, atualmente o jardim clonal conta com 5.900 mudas plantadas de diferentes clones, porém, selecionadas. Desde quando o município retomou os incentivos para a produção de café, já foram atendidos mais de 70 produtores. Para esta produção de mudas a expectativa é atender 30 produtores. Além do crescimento da atividade em Alta Floresta, o mercado de café também está aquecido.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Projeto permite ação policial imediata para retomada de propriedades invadidas

Proposta faz parte do pacote anti-invasão defendido pela Frente...

Câmara aprova projeto que cria cadastro de pedófilos e permite castração química de condenados

Texto segue para o Senado A Câmara dos Deputados aprovou,...

Mundial Feminino Com datas definidas, Brasil se prepara para sediar a maior Copa do Mundo Feminina da história em 2027

Seleção Brasileira feminina jogará sua primeira Copa no país....
Feito com muito 💜 por go7.com.br