quinta-feira, 8 outubro, 2026

ALTA FLORESTA E + 3 MUNICÍPIOS – Sema e Bope identificam extração ilegal de minérios e multa 11 empreendimentos em R$ 550 mil

Date:

No total, foram fiscalizados 12 empreendimentos em Colíder, Guarantã do Norte, Paranaíta e Alta Floresta, que resultaram na apreensão de seis máquinas escavadeiras
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), deflagrou operação contra extração ilegal de minérios em Colíder, Guarantã do Norte, Paranaíta e Alta Floresta.

Foram fiscalizados 12 empreendimentos de atividade de extração mineral nos quatro municípios. Onze deles foram multados em R$550 mil, sendo que oito foram embargados. Também foram apreendidas seis máquinas escavadeiras hidráulicas.

A operação foi realizada entre 25 de março e 1º de abril. O objetivo foi atender denúncias formalizadas junto ao Ministério Público e Ouvidoria Setorial da Sema, além de dados da plataforma de monitoramento com imagens de satélite Planet, tratados pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento da Sema.

Quatro dos pontos fiscalizados possuem licença ambiental, mas operavam em desacordo com o projeto aprovado, como a extração mineral em área não autorizada. Cinco das máquinas apreendidas foram destinadas aos municípios, assim como 10 motores com bombas d’água.

“Nessa operação de combate a extração mineral ilegal, foram observados todos os critérios relacionados a apreensão de bens, tendo como ponto principal a segurança da equipe. Os alvos fiscalizados estavam localizados relativamente próximos às sedes de municípios, o que proporcionou a disponibilidade de rede de comunicação com as prefeituras, fornecendo apoio logístico e espaço físico para depósito das máquinas e motores apreendidos”, explicou o coordenador de Fiscalização de Empreendimentos da Sema, Thiago Queiroz.

Clique aqui para ver o vídeo produzido pelo Bope sobre a operação.

Denúncias

Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo 65 98153-0255, pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Copa Pé de Moleque reúne categorias de base neste fim de semana em Alta Floresta

Primeira edição da competição terá 46 jogos em seis...

NOVO supera objetivo  em MT e contribui para partido atingir cláusula de desempenh

Em Mato Grosso, o NOVO encerrou as eleições de...

Prefeitura de Alta Floresta realizará Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na zona urbana

Ação será realizada nos dias 31 de outubro e...

Complexo Jardim Passaredo une futebol, cidadania e apoio escolar no Coxipó

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal...
Feito com muito 💜 por go7.com.br